Melhor da Tarde

Roubo de dados aumenta na pandemia e 20% dos brasileiros sofreram ataques virtuais

Da Redação, com Melhor da Tarde

O roubo de dados pela internet aumentou nos últimos meses. Em 2020, o Brasil foi o país mais atingido no mundo por tentativa de roubo de dados pessoais ou financeiros. Um levantamento mostra que Quase 20% dos usuários brasileiros sofreram ataques virtuais.

A reportagem do repórter Rodrigo Leite foi repercutida no Melhor da Tarde desta terça-feira, 9. Por causa da pandemia, as tentativas de roubo das informações pela internet se intensificaram. Principalmente, devido ao aumento das compras online e do trabalho remoto.

Segundo a polícia, os criminosos também utilizam o tema da Covid-19 para praticar crimes, com a criação de sites falsos para a venda de máscaras, álcool em gel e até mesmo a vacina. A dica é avisar as pessoas mais velhas, que são mais vulneráveis, para que elas deixem de ser suscetíveis a esses tipos de golpes. 

A apresentadora Catia Fonseca relembrou também que o Pix tem sido utilizado por criminosos, já que ele transfere dinheiro na hora e pode ser usado por bandidos ao roubarem a conta. “Teve um rapaz que perdeu R$ 350 mil, porque ele tinha conta e os bandidos transferiram para todo mundo", contou.