Melhor da Tarde

Saiba como identificar a compulsão alimentar

Médico Pablo Vinicius conta que diagnóstico acontece em cima de três pilares

Da Redação, com Melhor da Tarde

 

O Melhor da Tarde conversou nesta quarta-feira, 14, com o médico psiquiatra e neurocientista Pablo Vinicius para falar sobre compulsão alimentar. O especialista deu orientações para sabermos como identificar o transtorno.

“São três coisas que a gente faz o diagnóstico. A primeira é perda de controle, a sensação que a pessoa tem que não controla a hora, a quantidade e até o parar de comer. Quando a pessoa começa a perceber isso, é que aquele comportamento já está virando um problema”, explicou.

“Uma segunda questão é o sofrimento que isso impõe a pessoa, por ela não conseguir [se controlar]. É a culpa. Então, as coisas estão interligadas. Você sente que não tem o controle sobre comer e isso provoca um sofrimento muito grande”, continuou.

“E a terceira coisa é que isso começa a trazer complicações clínicas: eu engordo, a minha pressão começa a subir, eu começo a desenvolver diabetes, eu tenho um diagnóstico de depressão. Então, essas três características compõe um diagnóstico de uma compulsão, de um transtorno compulsivo”, completou o médico psiquiatra.

No programa, Catia Fonseca relembrou que a atriz Cleo Pires revelou que sofre de compul~sao alimentar, que é quando a pessoa sente necessidade de comer, mesmo sem fome.