Entretenimento

Morre, aos 84 anos, o ator Paulo José em decorrência de uma pneumonia

Artista estava internado havia 20 dias no Rio de Janeiro para tratar da doença

Sérgio Leão, da BandNews FM Rio

O ator Paulo José estava internado há 20 dias Divulgação/Globo
O ator Paulo José estava internado há 20 dias
Divulgação/Globo

Morre no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o ícone do cinema, do teatro e da TV, o ator Paulo José. O artista estava internado havia 20 dias e morreu em decorrência de uma pneumonia. Há mais de 20 anos, Paulo sofria de Mal de Parkinson.

O ator estreou na Globo na novela Véu de Noiva, de Janete Clair, em 1969. O primeiro grande personagem foi o mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio, na novela O Primeiro Amor, de Walther Negrão.

Sua última aparição na TV foi como Benjamin na novela Em Família (2014), de Manoel Carlos. Como na vida real, seu personagem sofria com o Parkinson. 

Ao longo de mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 20 novelas e minisséries. Paulo José deixa esposa e quatro filhos.

“Um dos maiores nomes da nossa dramaturgia, como ator e diretor, e também dono de uma voz marcante, Paulo José é daqueles artistas de quem o público sempre se sentiu próximo. Nas últimas décadas, entrou em nossas casas por meio de uma infinidade de personagens que ficam, assim como ele, para a história”, destacou a Globo, em nota à imprensa.

Ainda não há informações sobre o sepultamento de Paulo José.

Artistas lamentam morte 

Após a notícia da morte de Paulo José, diversos artistas lamentam a perda para a TV noite desta quarta-feira (11) pelas redes sociais.

No Instagram, o ator Ary Fontoura homenageou o colega. “Mais uma notícia triste! Que ano difícil, mais uma grande perda para a Arte. Descanse em paz meu querido Paulo José. Você fará muita falta. Meus sinceros sentimentos a toda família”, escreveu.

Quem também falou na rede social foi a apresentadora Ana Maria Braga: “Mais uma triste perda. Um grande ator que deu vida a personagens inesquecíveis! Paulo José, que vá em paz e que Deus conforte o coração da família".

A atriz Camila Pitanga escreveu sobre a contribuição do artista para a cultura brasileira: "Ah, tá doendo. Mais um pedaço do Brasil que eu acredito, do Brasil que eu quero, que se vai… puxa, Paulo José, lamento tanto, mas tanto sua partida. Sei que você agora descansa, mas seu brilhantismo fará falta. A contribuição do Paulo José para a cultura brasileira é algo que não dá pra medir. Como medir genialidade? Para além disso, uma pessoa adorável, um ser adorável. Que honra poder estar próxima de ti em Saneamento Básico. Que aula. Imaginem que entre uma cena e outra, ele lia poesia em voz alta, derramava seu talento. Era hipnotizante. O tempo inteiro ávido por música, trocando ideias, trocando conhecimento, comunicação, incansável e sempre disponível. Eu jamais vou conseguir colocar em palavras o que Paulo José foi, é, e será. Então dói demais tê-las aqui no peito sem saber o que fazer com elas. Obrigada e descansa!"

Mais notícias

Carregar mais