Para celebrar o aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, o Museu do Ipiranga vai criar uma campanha digital que pretende contar as inúmeras transformações da capital paulista, com imagens do seu acervo iconográfico. O Museu do Ipiranga é parceiro do Instituto Bandeirantes.
Serão mapas antigos e fotos que mostram as feições que São Paulo tinha à época da Independência, em 1822 – um pequeno e pobre vilarejo colonial – até se transformar na grande metrópole que conhecemos hoje.
A exposição virtual contará com fotos como a do topo da matéria, da Av. Rangel Pestana, antigamente denominada Rua do Brás. Seu nome veio em homenagem ao jornalista e fundador do jornal Estado de S. Paulo. Ela faz parte da coleção Werner Haberkorn, que possui aproximadamente 600 imagens dos nãos 1940 e 1950 tiradas para serem cartões-postais da Fotolabor.
O hotsite contará ainda, em formato de webstories, a história do desenvolvimento urbano de São Paulo através de fotos, pinturas, animações e depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas. Nas redes sociais, será publicada uma série de vídeos mostrando a capital paulista em diferentes etapas da história.
Os vídeos mostrarão como espaços centrais se modificam e se movem dentro da cidade: do centro velho ao centro novo, indo ao protagonismo da Av. Paulista e colimando no crescimento das regiões da Av. Faria Lima e Berrini, que atualmente abrigam os grandes centros empresariais.
O Museu do Ipiranga também promoverá três livres, com especialistas, sobre as diferentes fases de São Paulo. Os encontros virtuais vão acontecer entre os dias 25 e 27 de janeiro, sempre às 14h, nas páginas do Instagram e do Facebook do museu.