Entretenimento

Museu do Ipiranga celebrará aniversário de São Paulo com exposição digital

Da Redação 13/01/2021 • 19:20 - Atualizado em 13/01/2021 • 19:24
Foto de cartão-postal de São Paulo, nas décadas de 1940 e 1950
Foto de cartão-postal de São Paulo, nas décadas de 1940 e 1950
Reprodução/Facebook

Para celebrar o aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, o Museu do Ipiranga vai criar uma campanha digital que pretende contar as inúmeras transformações da capital paulista, com imagens do seu acervo iconográfico. O Museu do Ipiranga é parceiro do Instituto Bandeirantes.

Serão mapas antigos e fotos que mostram as feições que São Paulo tinha à época da Independência, em 1822 – um pequeno e pobre vilarejo colonial – até se transformar na grande metrópole que conhecemos hoje.

A exposição virtual contará com fotos como a do topo da matéria, da Av. Rangel Pestana, antigamente denominada Rua do Brás. Seu nome veio em homenagem ao jornalista e fundador do jornal Estado de S. Paulo. Ela faz parte da coleção Werner Haberkorn, que possui aproximadamente 600 imagens dos nãos 1940 e 1950 tiradas para serem cartões-postais da Fotolabor.

O hotsite contará ainda, em formato de webstories, a história do desenvolvimento urbano de São Paulo através de fotos, pinturas, animações e depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas. Nas redes sociais, será publicada uma série de vídeos mostrando a capital paulista em diferentes etapas da história.

Os vídeos mostrarão como espaços centrais se modificam e se movem dentro da cidade: do centro velho ao centro novo, indo ao protagonismo da Av. Paulista e colimando no crescimento das regiões da Av. Faria Lima e Berrini, que atualmente abrigam os grandes centros empresariais. 

O Museu do Ipiranga também promoverá três livres, com especialistas, sobre as diferentes fases de São Paulo. Os encontros virtuais vão acontecer nos dias 21, 22 e 25 de janeiro nas páginas do Instagram e do Facebook do museu.

  • museu do ipiranga
  • comemoração
  • aniversário de são paulo