Entretenimento

Museu do Ipiranga e Wikipédia lançam concurso de edição de verbetes

Da Redação

Fachada do Museu do Ipiranga, em São Paulo Divulgação/Museu do Ipiranga
Fachada do Museu do Ipiranga, em São Paulo
Divulgação/Museu do Ipiranga

Firmada há quatro anos, a parceria entre o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) segue promovendo eventos digitais que contribuem para a difusão do acervo e da pesquisa da instituição. Neste ano, o tema Casa Brasileira será explorado em diversas frentes, como o Wikiconcurso e as maratonas de edição de verbetes. As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres.  

Para o concurso, entre os dias 15 de março e 15 de maio, os editores que mais contribuírem com a Wikipédia em português na temática da Casa Brasileira concorrerão a prêmios de até R$ 2,5 mil em vale-compras da Submarino. Haverá uma pontuação especial para os que utilizarem imagens do acervo do museu disponíveis no Wikimedia Commons para ilustrar verbetes na Wikipédia. A proposta é que os editores melhorem a qualidade da informação disponível na internet a partir da Wikipédia sobre os aspectos da cultura material da casa brasileira, além de seus intérpretes. 

Em 2020, o Wikiconcurso e as maratonas de edição geraram a melhoria de mais de 2500 verbetes, que desde então foram visualizados mais de 2,6 milhões de vezes. Neste ano, haverá uma live de abertura do programa, tutoriais de edição, maratonas temáticas e eventos mensais de capacitação dos editores sobre o acervo do museu. Todo o processo será realizado de forma digital. Acesse o site da Instituição e confira mais detalhes.

Mais notícias

Carregar mais