Entretenimento

O que é síndrome de Patau, condição do filho de Zé Vaqueiro que está na UTI

Os pais acompanham o bebê com muita esperança, no entanto, receberam muitas críticas na internet

Da Redação

Zé Vaqueiro e Ingra
Zé Vaqueiro e Ingra
Reprodução

Arthur, o filho caçula do cantor Zé Vaqueiro, foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, conhecida também como síndrome de Patau. Entenda o que é, qual a expectativa de vida e como identificar essa condição.

O bebê é segundo filho de Zé Vaqueiro com a esposa Ingra Soares. O casal já é pai de Daniel, de 3 anos, e Nicole, de 13 anos, fruto de uma relação anterior da jovem.

Contudo, o cantor se tornou alvo de críticas nas redes sociais, ao longo dos últimos dias, por postar fotos e vídeos viajando com a família. O problema, segundo os internautas, é que o artista viajou enquanto o filho recém-nascido dele, que completou três meses, está internado em uma UTI.

Ainda nas redes sociais, o pai rebateu as críticas: “‘A gente foi para Fernando de Noronha para não endoidar. A gente foi para que os nossos filhos (Daniel e Nicole) tivessem algum momento que não fosse igual ao que a gente está tendo nos últimos meses, para que fosse saudável para eles e para a gente também” , afirmou no Instagram. 

O cantor ainda disse que entende a preocupação dos fãs, mas explicou que o bebê está sendo muito bem cuidado pelos médicos. 

O que é síndrome de Patau?

Uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais no bebê. Ela também é conhecida como síndrome da trissomia do cromossomo 13. Ou seja, no lugar de um par de cromossomos, a pessoa apresenta um trio.

Sua incidência é mais comum em crianças do sexo feminino, na proporção de 1 a cada 7.000 nascimentos. Essa síndrome é uma das principais causas de aborto espontâneo – estima-se que apenas 2,5% dos fetos com a síndrome de Patau conseguem passar dos nove meses de gestação.

A síndrome pode afetar qualquer mulher, mas os casos são mais comuns e gestações pós 35 anos. E causa uma série de defeitos congênitos graves em bebês como malformação no cérebro, nos olhos, no coração. 

Realizar o pré-natal corretamente traz diversos benefícios, pois é nessa fase que a mulher pode identificar problemas na sua gestação, seja na sua própria saúde ou na da criança. É muito importante que esses exames sejam realizados nas primeiras semanas e seguidos de repetições trimestrais. 

Quais são os sintomas da síndrome de Patau?

No útero os fetos costumam mexer pouco e a quantidade de líquido amniótico fica alterada. Já após o nascimento, os bebês tendem a ser pequenos, ter anomalias faciais como lábio leporino e fenda palatina, olhos pequenos, defeitos da íris e retinas subdesenvolvidas; defeitos no couro cabeludo, apneia e até uma incapacidade intelectual grave.

Expectativa de vida de bebês com síndrome de Patau

A expectativa de nascimento e de vida para bebês com essa condição é baixa, com muitos falecendo durante o primeiro ano de vida devido a complicações médicas graves. O diagnóstico pré-natal é essencial para fornecer cuidados adequados e apoio às famílias. Existem casos de crianças que sobrevivem até os 10 anos. 

O tratamento é feito com médicos de várias áreas, a fim de que o paciente tenha melhor qualidade de vida. No entanto, ainda não existe uma cura para a síndrome de Patau. 

Esperança 

No primeiro mês de vida do bebê, Zé Vaqueiro fez questão de se declarar ao filho: “Desde o dia em que ele nasceu, todos às vezes que vamos visitar, tem passado tanta coisa na cabeça, o quanto ele tem sido forte, o quanto tem lutado.  Ele segue sendo a maior referência de força, e isso tem abastecido nosso coração”.

“Creio que ele tem um propósito divino muito grande, porque desde o dia que nasceu, já muito antes, vem mudando muita coisa na cabeça da gente (...) Não comemoramos da forma que a gente queria, mas comemorar esse mês de vida dele tem um grande significado e importância. Fomos lá dar nosso carinho, nosso amor e agradecer a Deus”, concluiu o artista.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais