Entretenimento

O que fazer quando o cachorro faz xixi quando dorme? Manu Karsten responde

Ideal é levar animal ao veterinário para tentar descobrir o motivo da incontinência urinária

Manu Karsten, com BandNews FM 11/01/2022 • 12:26 - Atualizado em 11/01/2022 • 12:37
Tanto machos quando fêmeas podem sofrer de incontinência urinária
Tanto machos quando fêmeas podem sofrer de incontinência urinária
Fernando Gago/Unsplash

Nossa ouvinte, Maria Lúcia, escreveu contando que tem a Pipoca, uma mestiça de labrador com pitbull que é super linda, dócil, tem 2 anos e meio, é castrada. O problema dela é que ela faz xixi quando dorme.

“Já impedi de dormir no sofá, mas agora até na caminha ela faz [xixi]. Ponho um cobertor dobrado para ela dormir e aí fica mais fácil para lavar. Incentivo muito a fazer xixi no quintal, dou petiscos quando ela acerta, mas o problema continua. O Tistu é mais velho e também acabou perdendo a sua almofada, porque ela fez xixi. O que pode ser?”, disse.

Maria Lúcia, seguinte, você precisa levar a Pipoca no seu veterinário. Ela precisa ser consultada e examinada, sabe por quê? Porque isso me parece muito uma incontinência urinária e existem vários motivos que levam uma cadela, ou um macho, a terem incontinência urinária. 

A gente precisa saber qual é o motivo que está fazendo com que a Pipoca tenha esses escapes durante o sono. Isso é uma falta de competência do esfíncter da bexiga. Então, quando ela relaxa durante o sono, acaba escapando. A gente precisa descobrir se isso é hormônio dependente, não sei se a Pipoca está acima do peso ou não, mas obesidade também faz com que isso possa acontecer. Fístula é outra coisa que pode acontecer por infecções urinárias e ela pode acabar tendo esses escapes.

Então, o que eu sugiro a você, é que você a leve no veterinário, para ele determinar qual é a causa da incontinência urinária e aí ele pode estabelecer um tratamento específico para Pipoca, tá bom?

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para: eobicho@bandnewsfm.com.br ou então pelo Instagram, @manukarsten.