Aos 60 anos de idade, Paulo Zulu não esconde de ninguém sua paixão pelo esporte. Apesar de toda a importância que dá para a vida saudável, nos últimos meses o ator e modelo precisou lidar com um diagnóstico de câncer na bexiga e encontrou em seu processo de cura uma nova maneira de enxergar a vida. Em entrevista ao Band.com.br, Zulu alertou o público sobre a importância dos exames preventivos, compartilhou detalhes do próprio tratamento e comemorou a vitória contra a doença. “Eu não vou me entregar tão fácil”, disse.
Paulo Zulu contou que descobriu o câncer por acaso, quando decidiu ‘gastar o convênio’ antes de uma de suas viagens para Indonésia. “Eu pago plano de saúde há 25 anos e praticamente nunca usei. Há 2 anos, eu ia para a Indonésia e, antes, eu pensei ‘quer saber? Vou fazer por onde e gastar um pouco do plano que eu pago há 25 anos'”, lembrou. Nesta bateria de exames, que incluiu análises preventivas contra o câncer de próstata, o modelo contou que a equipe médica observou um corpo estranho e logo começou uma investigação mais completa.
Fazendo um ultrassom da próstata, o cara que estava fazendo me falou ‘olha, Zulu, tem alguma coisa aqui’, eu fiquei sem entender e levei para o meu urologista. Ele olhou e, na hora, coçou a cabeça e pediu minha internação. Era um câncer maligno, de grau baixo, não invasivo.
Apesar do susto, Paulo Zulu contou que tudo não passou de um susto, o câncer foi eliminado com sucesso e ele pôde seguir sua viagem para a Indonésia. No entanto, no começo de 2023, um incômodo para urinar chamou a atenção do modelo e um novo tumor foi descoberto pela equipe médica, desta vez na bexiga de Zulu.
“Eu pensei ‘nossa, minha próstata deve estar dilatada, com algum problema’, eu comentei com o meu urologista e ele falou ‘está na hora da gente fazer uma prevenção’ e, quando a gente fez, ele me falou que tinha uma coisa estranha”, lembrou. “Era outro câncer de bexiga e esse estava exatamente na saída da uretra para o pênis, então ela fazia tipo uma cortina que entupiu o canal [da urina]. A urina passava, ela fechava”, explicou.
Assim como na primeira vez, o câncer de Paulo Zulu não derrubou o modelo: em apenas dez dias, a vida de Zulu voltou à normalidade. “Depois que passou dez dias, eu estava correndo e fazendo tudo. Graças a essa prevenção, o câncer não me afetou em nada porque ele era maligno, mas de grau baixo", contou.
Paulo Zulu não queria se fazer de vítima na web
Paulo Zulu tem conhecimento da importância dos exames preventivos no tratamento de seu câncer e foi exatamente isso, de acordo com o modelo, que o fez passar a abordar o tema em suas redes sociais. Ele contou que, inicialmente, pensou em não tornar seu estado de saúde um tema público, mas percebeu que seria egoísmo não alertar o público sobre a importância do cuidado precoce.
Eu não queria fazer um depoimento para as pessoas não acharem que eu estava me vitimizando para ganhar seguidores. Eu pensei que não é justo você estar passando por isso se dando bem porque fez a prevenção e não avisar todo mundo que te acompanha que a diferença realmente foi a prevenção.
Ele lembrou que, quando compartilhou seu diagnóstico com o público, tudo virou um “estardalhaço na mídia" e comparações entre seu estilo de vida e estado de saúde viraram pauta. “Ficou aquela loucura de ‘O que é isso? O que está acontecendo? O Paulo Zulu teve câncer, mas ele é super saudável”, mas graças ao ser saudável eu estava surfando em Bali em apenas uma semana, então isso não me afetou em nada, eu continuo correndo, surfando, cuidando do meu pequeno e fazendo tudo igual”, lembrou. “Eu só tirei dois cânceres de bexiga, para mim foi uma verruga que deu na minha bexiga”, completou.
Paulo Zulu contou que, no fim das contas, sua preocupação em promover a prevenção e o hábito de fazer exames de rotina deram resultado. Segundo ele, várias pessoas o abordam nas ruas para falar que passaram a se cuidar mais depois de seus alertas. “Esse alerta, para mim, é o mais importante porque eu estou ótimo, mas e as pessoas que não fazem e acreditam que, por estarem bem, não tem nenhuma bomba-relógio para explodir”, disse.
Aí está o problema, você não pode fazer os exames quando está mal porque você já vai ter que fazer remediando, você precisa fazer quando está tudo perfeito e você consegue tirar o problema e continuar como se nada tivesse acontecido.
Ele ainda refletiu sobre a maneira como lidar com os problemas e destacou que não é o tipo de pessoa que se entrega tão facilmente. “Eu sou aquele cara que, para derrubar, só matando mesmo”, brincou. O ator destacou ainda que a chegada do pequeno Kiron, seu filho com Elaine Quisinski, tornou esse seu lado resiliente ainda mais forte. “Eu tenho essa coisa pessoal que só me ajuda e um filho pequeno me levou a ter que ter uma disposição extra para poder, se eu tenho um sonho de ter um filho que possa acompanhar um pouco do que eu sou e o que eu faço, eu preciso ter disposição para ser garoto com ele mesmo com a diferença absurda de idade”, disse.