Quanto tempo dura a reforma dos restaurantes? Será que os clientes são atores? Como a equipe aprende tão rápido o novo cardápio? A cada episódio de Pesadelo na Cozinha surgem perguntas dos fãs sobre as gravações. Para tirar essas e outras dúvidas, separamos 10 curiosidades sobre o programa comandado por Erick Jacquin, que estreia a 3ª temporada no dia 30 de março. Confira!
1- Cinco dias de gravação por episódio
As gravações sempre acontecem de segunda a sexta. No primeiro dia de manhã, Jacquin prova o cardápio do restaurante e inspeciona a cozinha. À tarde, ele volta para acompanhar um serviço do estabelecimento. Então, sim, o chef começa a semana comendo comida “ruim” e visitando cozinhas que, na maioria das vezes, são bem nojentas.
2- Terça-feira tem sugestão do chef
Na terça-feira, Jacquin ensina uma sugestão do chef para o restaurante servir. Todos os pratos você pode encontrar no Band Receitas e fazer em casa quando quiser! À tarde, o restaurante participante faz outro serviço com a casa cheia. É a chance da equipe mostrar que aprendeu com os erros do dia anterior.
3- Quando começa a reforma?
Depois do segundo dia de filmagens, uma equipe especializada inicia a reforma do restaurante ainda à noite para dar tempo de entregar até o fim da semana.
4- Dia de dinâmica
Na quarta-feira, o restaurante está no meio do processo de reforma. Por esse motivo, Jacquin leva a equipe para uma dinâmica fora do estabelecimento, que ajude os funcionários a melhorar o trabalho. Você se lembra do episódio Pé de Fava, em que eles assistiram a uma orquestra para mostrar que, quando o maestro não lidera, a música fica ruim? Ou no Fina Farina, em que Jacquin ajudou o proprietário Luciano a pôr pra fora todas as mágoas e problemas destruindo objetos em um ferro velho? É um momento de reflexão e aprendizado.
5- Clientes ou atores?
Os clientes que aparecem nos episódios são convidados da produção para que o restaurante mostre como trabalha sob pressão. Dessa forma, Jacquin consegue checar o atendimento e o serviço do restaurante. Os convidados dão a própria opinião sobre o que comem e qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar. Interessou?
6- Entrega do restaurante novo e equipado
Na quinta, a equipe finalmente visita o restaurante reformado pelo programa. Eles também recebem uniformes novos, que são desenhados pela figurinista Larissa Azevedo, e experimentam o novo cardápio do restaurante. Os novos pratos são pensados pelo chef Jacquin e o chef Peter, um grande amigo que o auxilia em tudo.
7- Sexta-feira: dia de emancipação
Depois de uma semana intensa com direito a gritaria, sujeira, confusão de comandas e Jacquin perplexo falando “nunca vi isso”, chegamos ao último dia de filmagem. Na sexta-feira, a equipe se prova novamente no serviço depois de aprender lições valiosas com o chef francês durante a semana. No fim da filmagem, ele e a produção se despedem do restaurante.
8- Como a equipe aprende o cardápio novo?
Na sexta-feira de manhã, antes de começar o último serviço do restaurante, a equipe da cozinha faz um treinamento para aprender o cardápio novo. É por isso que, no final do episódio, os funcionários já sabem cozinhar todos os pratos, mesmo que com algumas escorregadas.
9- Jacquin, o ícone da moda
Além dos novos uniformes, a figurinista Larissa Azevedo também é responsável pelos looks do Jacquin. Sabe as dólmãs estampadas? Os broches, os ternos, os chapéus? Ela quem está por trás. O uniforme do Super Jacquin também foi feito por ela.
10- Episódios preferidos do diretor
O argentino Max Solla é o diretor do Pesadelo na Cozinha. De acordo com ele, o melhor episódio da 1ª temporada é o Hooker, da 2ª temporada é o Pé de Fava e da 3ª é o Kitanda. Concorda?