
O Pesadelo na Cozinha, programa comandado por Erick Jacquin que é um sucesso entre os fãs, está de volta. Com novos episódios disponíveis a partir de 11 de fevereiro na tela da Band TV, o programa mostra a restauração de restaurantes em crise, que são melhorados fisicamente e no modo de trabalhar dos funcionários. Mas, além da reforma ao final do episódio, o que os participantes ganham ao participar do Pesadelo na Cozinha?
Na quarta temporada do programa, 12 restaurantes serão ajudados por Jacquin. Nos episódios, o chef aponta os problemas que impedem o sucesso do estabelecimento, como a confusão dos funcionários, os problemas com a cozinha, conservação de alimentos e a falta de limpeza.
Veja 5 coisas que os restaurantes ganham no Pesadelo na Cozinha:
Reforma completa do espaço físico
O ponto alto dos episódios do Pesadelo na Cozinha, depois dos momentos de tensão do chef Erick Jacquin com a equipe, é a entrega do restaurante reformado. Nesse momento, proprietário e funcionários entram pela primeira vez no salão reformulado pela equipe de arquitetura do programa.
Cynthia é a arquiteta responsável pelas reformas do programa. Em entrevista, ela contou que o fluxo de trabalho é intenso nos bastidores do Pesadelo na Cozinha e a transformação completa acontece em cerca de 48 horas.
Consultoria com o chef Erick Jacquin
O principal objetivo do Pesadelo na Cozinha é ajudar proprietários de restaurantes em dificuldade a recuperarem o fôlego e fugir da falência. Por isso, o chef Erick Jacquin - um dos nomes mais famosos da gastronomia no Brasil - oferece uma consultoria especial ao proprietário e funcionários dos restaurantes.
Nessa consultoria, Jacquin ajuda o proprietário a assumir as rédeas do estabelecimento, entender melhor o funcionamento e como administrar melhor tópicos como estoque, fluxo de funcionários e limpeza do restaurante.
Além disso, a equipe aprende melhor a lidar com as comandas, atendimento ao público e organização da cozinha.
Melhora do cardápio com um prato exclusivo do chef
O cardápio do restaurante também é um dos pontos de atenção, avaliado e melhorado pelo chef Erick Jacquin. Em todos os restaurantes, o chef e uma equipe especializada analisam a proposta de cardápio do estabelecimento e propõe mudanças, com base na capacidade de absorção da cozinha e do tipo de cliente que frequenta o lugar.
Durante os episódios, o próprio chef Jacquin cria um prato para presentear o restaurante. Depois da reforma, o restaurante pode vender o prato assinado por Jacquin aos clientes.
Utensílios e equipamentos de cozinha
Durante a reforma, o restaurante é inteiro analisado pela equipe do Pesadelo na Cozinha e equipado com os melhores equipamentos. Itens em bom estado de conservação, como chapas e geladeiras, são reformados e restaurados pela equipe. Quando não tem solução, a equipe do programa presenteia o restaurante com novos equipamentos.
Além disso, panelas e outros utensílios novos são comprados para facilitar o trabalho da cozinha.
Vale-compra de R$ 10 mil na Havan
Nesta temporada de Pesadelo na Cozinha, os participantes são presenteados com um vale-compra de R$ 10 mil reais da Havan - uma das patrocinadoras da temporada. A ideia é que o proprietário use o valor para suprir possíveis necessidades e emergências que possam atrapalhar o funcionamento do restaurante.