Notícias

Pé de Fava troca de dono e ganha cardápio de chef: "Desconstruir a imagem do restaurante que desligava o freezer"

Fernanda Frozza

Pé de Fava ganha cara nova
Pé de Fava ganha cara nova
Reprodução

Quando Erick Jacquin pisou pela primeira vez no Pé de Fava, restaurante localizado em Guarulhos (SP), tudo indicava que o estabelecimento estava prestes a fechar as portas. Problemas financeiros, falta de higiene, briga entre os funcionários e o inesquecível freezer que ficava desligado 12 horas por dia para economizar nas contas (é vergonha da profissão que fala, né?). Isso foi em 2019, na 2ª temporada de Pesadelo na Cozinha, que vai ser reexibida na Band a partir de 9 de março, mas muita coisa mudou no estabelecimento de lá para cá. 


O Pé de Fava ganhou fama, se reergueu e chamou atenção de muita gente, desde fãs que queriam passar no local para tirar uma foto ao lado do freezer (não, você não leu errado!) até investidores. Foi assim que, em 2020, depois de um longo período de negociações, o ex-proprietário Fábio vendeu o restaurante para a Família Lacerda, formada por Jaira, Karina e Sylvia, antigas donas do Lacerda Bistrô, que fechou durante a pandemia. 


Mas o freezer?
E quem achou que eles mudariam o nome do estabelecimento para evitar qualquer associação negativa estava enganado. Ainda é difícil tirar a imagem do restaurante que armazena mal os alimentos, mas é inegável que a visibilidade do Pé de Fava atrai muitos clientes. “Optamos por investir no negócio e reverter essa imagem. Esse é um processo que demora, mas resolvemos pagar o preço. No futuro vamos reavaliar e ponderar se vale a pena continuar ou não com a marca”, explica Jaira.


De acordo com a atual proprietária, mesmo após uma reforma, mudança de dono e de cardápio, a influência do nome ainda é complicada e tem peso, o que pode ser visto com a enxurrada de comentários sobre o antigo Pé de Fava nas redes sociais. “As pessoas ainda têm viva a memória daqueles episódios, mas trabalhamos para desconstruir a imagem de um restaurante que desligava o freezer para ser conhecido como um empreendimento totalmente responsável com os clientes, colaboradores e fornecedores e criado dentro das técnicas exigidas pela vigilância sanitária”. 


Novo menu
Apaixonada por comida brasileira, a Família Lacerda manteve a marca do restaurante, focada na gastronomia nordestina, unindo o tempero de Dona Jaira, matriarca e baiana natural de Tremedal, com o de Arthur Pendragon, chef convidado para assinar o novo menu que têm algo em comum com o estabelecimento: também já esteve em um programa de TV.


Participante do reality show gastronômico Mestre do Sabor, Arthur é proprietário da Casa do Chef, que fica em Feira de Santana, cresceu vendo a mãe cozinhar e decidiu fazer faculdade de gastronomia. “A expertise técnica dele e as raízes familiares assim como as nossas são pontos agregadores em nosso negócio. Ele começou como nosso consultor e hoje é chef executivo da casa”, detalha Jaira. Segundo o chef, o grande desafio foi adaptar a gastronomia nordestina ao que o público de São Paulo e do Pé de Fava gostam de comer, mas o resultado foi um sucesso. Destaque para as croquetas de carne de panela e o baião de dois.

Com todas essas novidades, a proprietária garante que se hoje, depois de 2 anos, Jacquin pisasse outra vez no restaurante, o chef francês ficaria entusiasmado. “Acreditamos muito que ele fosse gostar da gastronomia que ofertamos e do ambiente que criamos para os nossos clientes”, defende. Que tal dar uma passadinha por lá de novo Jacquin?

Tópicos relacionados