Notícias

Preparar alimentos com água da torneira faz mal? Especialista responde

Stefani Sousa

Entenda os riscos de usar água da torneira para cozinhar
Entenda os riscos de usar água da torneira para cozinhar
Reprodução/Pixabay

Ferver a água antes de colocar no arroz é mesmo necessário ou um excesso de cuidado? E no preparo do café, é ok usar água da torneira? No último episódio de Pesadelo na Cozinha, reprisado pela Band na terça-feira, 16, Erick Jacquin levantou esta polêmica após provar um suco feito com água não filtrada, perceber diferença no sabor e criticar a equipe do restaurante. Mas afinal, por que é tão ruim usar água da torneira no preparo de alimentos?

Sua água pode estar contaminada 
Tratar a água e entregar um produto confiável e pronto para o uso é de responsabilidade das empresas de saneamento básico. Nada garante, no entanto, que a água continuará adequada para o consumo depois de passar pelo encanamento e ficar parada na caixa. É o que explica Mônica Glória N. Spinelli, professora de nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em entrevista ao Portal da Band

“Quando na caixa, não conseguimos saber a que tipo de material a água estará exposta. Se o recipiente não estiver limpo ou tampado, por exemplo, pode ocorrer a entrada de insetos, pássaros e camundongos. Em geral, a orientação é que a limpeza da caixa aconteça a cada seis meses”, aconselha.

O que fazer? 
Quando contaminada, a água pode conter metais pesados, vírus e bactérias que são absorvidas pelos alimentos e levadas ao organismo humano, se transformando em um potente causador de doenças e que pode provocar desde diarreia a cólera. Para evitar este tipo de problema, é preciso intensificar os cuidados em casa ou no restaurante. 

De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada. Já para produtos consumidos crus, como sucos, o melhor é sempre usar água filtrada. Com folhas e legumes, o procedimento correto é lavar item por item e depois colocar em material sanitizante. Para o enxague, a água do filtro é determinante para não contaminar novamente um produto que acabou de ser limpo.