Entretenimento

Pode viajar com cachorro em ônibus? Manu Karsten responde

Segundo Manu Karsten, colunista da BandNews FM, a primeira coisa é saber se o pet fica bem em uma caixa de transporte; laudo veterinário atestando boa saúde do animal também é necessário; leia e ouça abaixo:

Manu Karsten, com BandNews FM 16/07/2021 • 11:49 - Atualizado em 16/07/2021 • 11:49
Pode viajar com cachorro em ônibus? Manu Karsten responde
Pode viajar com cachorro em ônibus? Manu Karsten responde
Unsplash

A Maria Francisca mora em São Paulo e vai visitar a mãe que vive em Minas Gerais, e está superfeliz e ansiosa, já que faz quase dois anos que ela não volta para casa por causa da pandemia. Ela nos escreve porque quer levar junto, no ônibus, a Malá, sua cachorrinha adotada há 3 anos. “A Malá tem 6 kg, o que eu preciso fazer para ela ir comigo na viagem?”

Maria, bem, a primeira coisa é saber se a Malá fica bem numa caixa de transporte, pois ela vai precisar de uma. Muitas vezes, o cachorro se estressa demais e a gente precisa, com antecedência, acostumá-lo a ficar bem dentro da caixa. Isso para ele não ficar chorando ou muito estressado dentro da mesma durante a viagem. 

A segunda coisa é saber como Malá fica quando o carro está em movimento. Será que ela fica muito enjoada? Você vai precisar saber disso, até porque, talvez, você precise falar com o veterinário dela e, de repente, ele pode te sugerir uma medicação para náusea. 

A terceira coisa é que você vai precisar ligar na empresa de ônibus com a qual você vai viajar e saber alguns detalhes, por exemplo: se você vai precisar comprar uma passagem específica pra Malá, ou se ela pode ir no seu colo, claro dentro da caixa de transporte. É muito importante perguntar – e enfatizar – se ela pode ir com você, pois existe um número limite de pets viajando por ônibus e você precisa perguntar antes, está bem?

E aí, finalmente, você vai ter que apresentar um documento assinado pelo seu veterinário, emitido até 15 dias antes da viagem, atestando a Malá de boas condições de saúde, além de levar a carteira de vacinação atualizada dela, na qual conste a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente. Depois que estiver com tudo isso certo, boa viagem, Maria!

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.