Entretenimento

Por que a vitamina C é importante para porquinhos-da-índia? Manu Karsten explica

Veterinária diz que é preciso ficar atento ao substituir a ração da espécie pela ração do hamster

Manu Karsten, com rádio BandNews FM

Falta de vitamina C pode causar inúmeras alterações metabólicas em porquinhos-da-índia
Falta de vitamina C pode causar inúmeras alterações metabólicas em porquinhos-da-índia
Pixabay

Alex Neves, nosso ouvinte, pergunta porque é tão importante a vitamina C para os porquinhos-da-índia. Excelente a pergunta, sabe por quê? Porque a gente pode falar de um assunto extremamente necessário. Muitas pessoas me perguntam se podem substituir ração, caso não encontrem ração de porquinho-da-índia, por ração de outro roedor. E a resposta é: você precisa se certificar de que essa ração que você está dando tem vitamina C. 

Assim como nós, seres humanos, os porquinhos-da-índia não são capazes de sintetizar a vitamina C, então como que eles vão recebê-la? Por meio da alimentação, por isso que é tão importante que a ração seja específica para essa espécie e contenha esse nutriente. A falta dessa vitamina pode causar inúmeras alterações metabólicas como, por exemplo, a síntese do colágeno que participa da criação de todos os tipos de tecidos. 

É isso que o que é necessário pensar, e às vezes a gente não entende. “Ah, tudo bem, eu vou dar ração de hamster ou vou dar ração de outro animal”. Cada ração é formulada segundo às necessidades nutricionais de cada espécie, entendeu?

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais