Entretenimento

Por que meu cachorro fica lambendo a pata sem parar? Manu Karsten responde

Segundo Manu Karsten, colunista da BandNews FM, descartadas as questões veterinárias, como problemas de pele, mania pode ser tipo de ‘tique nervoso’ do animal; entenda abaixo:

Manu Karsten, com BandNews FM

Por que meu cachorro fica lambendo a pata sem parar? Manu Karsten responde Envato Elements
Por que meu cachorro fica lambendo a pata sem parar? Manu Karsten responde
Envato Elements

Nossa ouvinte Lela nos escreveu contando que tem um cachorro golden retriver de 2 anos, o Like, que é muito esperto, brincalhão, adora passear e correr. Mas, quando ele fica em casa, muitas vezes, lambe sem parar as patas: “Não tem nada visível, parece que é um ‘tique nervoso’, passamos um spray que não surte efeito, o que fazer?”, escreveu ela. 

Lela, esse é um problema muito sério. Primeiro, a gente precisa afastar todas as questões veterinárias, como problemas de pele e com ectoparasita. Daí, então, chegar a uma questão comportamental. 

Muitos cães, realmente, desenvolvem esse ‘tique nervoso’, que é terrível, porque se torna uma coisa compulsiva. Os cães, muitas vezes, param de fazer qualquer coisa e passam horas lambendo as patas e acabam até se machucando. 

Então, o que, a gente pode fazer: primeiro, vale a pena apostar naquela tosa higiênica, em que se cortam os pelos entre os coxins, que são as “almofadinhas” que os cães têm debaixo das patas. Eles ficam extremante irritados, quando esses pelos estão muito compridos. Sem falar que os pelos longos entre os coxins podem fazer com que os cães escorreguem, o que é um perigo para os goldens, já que eles costumam ter aquela questão da displasia coxofemoral.

A segunda dica é exercício! Atividade física. Você pode perceber que, quando ele passeia, ele não se lambe. Um cachorro de dois anos ainda é muito pequeno, muito jovem e tem muita energia. A gente precisa distraí-lo, fazer passeios longos, grandes caminhadas, brincar bastante dentro de casa e natação, no verão, também é uma boa. Você precisa gastar a energia dele, para que ele não fique com esse hábito terrível de lamber as patas. 

Agora, se mesmo aumentando os exercícios, você ainda perceber que ele está com esse costume e, inclusive, começou a se machucar, às vezes é necessário colocar até um colar Elizabetano, que vai forçar o cachorro a parar com essa mania de se auto traumatizar. Mas, o melhor é contornar com exercícios para que ele não chegue a esse ponto de ter que usar esse colar, está bom?!

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten.  

Mais notícias

Carregar mais