Entretenimento

Por que cães gostam de seguir os donos? Manu Karsten responde

Para a saúde do cachorro, é importante que ele se acostume a ficar sozinho e se divertir sem companhia

Manu Karsten, com BandNews FM

Por que os cães gostam de seguir os donos? Manu Karsten responde  Reprodução/Unsplash
Por que os cães gostam de seguir os donos? Manu Karsten responde
Reprodução/Unsplash

Nosso ouvinte Celso nos escreveu contando que tem uma vira-lata, de 10 anos, que é a sua sombra. Aonde quer que ele vá, ela está atrás e esse apego não acontece com outros familiares, viu? A cachorrinha até gosta da esposa do Celso, mas não a segue.  

Isso acontece porque os cães são gregários. Eles vivem em grupos, gostam e precisam disso. Fazem laços profundos com os seres humanos e com alguns membros da família mais do que com outros.   

Ela tem 10 anos e está habituada com a rotina. Na verdade, fica esperando o dono para que coisas aconteçam. Isso, pra ela, é extremamente prazeroso e proporciona segurança, uma companhia.  

É um problema? Às vezes. Quando o Celso sai, eu quase posso firmar que ela deve ficar um pouco aflita, com a ansiedade de separação. Alguns cães são muito mais dependentes que outros e isso varia de acordo com cada indivíduo.  

A gente deve acostumá-los a ficarem um pouquinho sozinhos desde que são pequenos. Isso é importante para que aprendam a se virar e a se divertir enquanto a gente não está por perto. 

Além do mais, tem uma coisa muito importante, que também faz bem para a parte psicológica deles: ter espaço e tempo para serem cães com outros cães. Essa interação é valiosa e você, Celso, pode pensar um pouco nisso... De repente fazer com que ela passeie com outros cachorros, talvez, pode ajudar, tá bom? 

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM. 

Tópicos relacionados

  • Pets

Mais notícias

Carregar mais