Entretenimento

Por que os gatos arranham sofás? Veterinária responde

Segundo Manu Karsten, veterinária e colunista da BandNews FM, arranhar as coisas faz parte do comportamento dos gatos; entenda:

Manu Karsten, com rádio BandNews FM 14/09/2021 • 18:26
Por que os gatos arranham sofás? Veterinária responde
Por que os gatos arranham sofás? Veterinária responde
Envato Elements

Nossa ouvinte Matilda me escreve contando que não aguenta mais trocar de sofá! Isso porque a gatinha dela arranha demais e acaba com o estofado de todos. “Manu, o que posso fazer?”

Matilda, você não acredita como essa reclamação é frequente. Eu escuto muitas pessoas reclamando disso, mas daí eu te faço uma pergunta: a sua gatinha tem um arranhador bacana para ela? Os gatos precisam arranhar, isso faz parte do comportamento deles. Eles gostam e isso envolve muitas coisas, como demarcar território, desgastar as unhas... enfim, tem uma série de propósitos, de sentidos muito importantes para os gatos, e se a gente não dá um arranhador bacana para eles, eles vão arranhar nas coisas que a gente não quer.

E o sofá ainda tem um plus: ele tem o nosso cheiro, olha só que conveniente para os gatos, né? Muitas vezes, fica difícil a gente tirar esse hábito deles, então quer uma dica? Compre um arranhador ou faça você mesma um arranhador que seja fixo no chão. 

Isso é importante: não adianta o gato começar arranhar e o arranhador começar sair caminhando. Eles detestam! Então, ele tem que ficar fixo. Que tal fazer um arranhador do mesmo tecido que o seu sofá? Bem do ladinho do sofá. Vocês assistem TV, enquanto os gatinhos de vocês arranham. Experimenta e me conta depois, tá bom? Beijo, Matilda! 

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

  • manu karsten
  • gatos
  • sofá