Entretenimento

Por que os olhos dos cachorros podem mudar de cor em fotos com flashes?

Segundo Manu Karsten, colunista da BandNews FM, efeito é causado pelo tapetum lucidum, membrana presente dentro do globo ocular dos pets; saiba mais abaixo:

Manu Karsten, da BandNews FM

Por que os olhos dos cachorros podem mudar de cor em fotos com flashes? Envato Elements
Por que os olhos dos cachorros podem mudar de cor em fotos com flashes?
Envato Elements

Nossa ouvinte Luana me mandou uma linda foto da sua família reunida, inclusive com o Neymar. Não, não é o Neymar jogador, mas o cachorro da família, que sempre faz parte de todas as comemorações. “Manu, na foto, estamos usando flash. Você notou que o meu olho ficou vermelho e o de Ney ficou verde limão?! Por que isso, hein?”

Sabe o que acontece? A retina, região no fundo do globo ocular, é onde estão os cones e os bastonetes, ou seja, são as células detectoras de luz, as quais são vastamente irrigadas por vasos sanguíneos. Nos seres humanos, conforme a luz do flash bate na retina, vemos na foto um ‘vermelho de sangue’, ou seja, um reflexo dos vasos sanguíneos. Os cães, porém, não têm somente vasos sanguíneos para reagir com a luz, mas também possuem – atrás da retina – uma membrana que se chama tapetum lucidum, que em latim significa “tapete brilhante”. Esse tapete brilhante pode ser de várias cores: azul, verde, alaranjado... por isso, você pode, dependendo do cão, ver uma cor diferente na fotografia. 

A função desse tapetum lucidum é para auxiliar a visão do animal em condições de baixa luminosidade.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Mais notícias

Carregar mais