Entretenimento

Por que Paul McCartney está descalço na capa icônica do álbum "Abbey Road"?

Ex-Beatle completa 80 anos neste sábado (18) cheio de histórias, vitalidade e sucesso fenomenal. Conheça a história do músico e o que está por trás da capa icônica do disco do grupo

Da Redação

Paul McCartney aparece descalço na capa do álbum "Abbey Road"
Paul McCartney aparece descalço na capa do álbum "Abbey Road"
Reprodução/Instagram

Paul McCartney completa 80 anos neste sábado (18). Um dos maiores artistas do mundo, o ex-Beatle não pensa em se aposentar tão cedo. Recentemente, o cantor lançou seu mais novo livro, “The Lyrics by Paul McCartney”. Nele conta detalhes de sua carreira com George Harrison, John Lennon e Ringo Starr.  

A obra, de 960 páginas, tem diversas criações do cantor: desde as faixas da juventude, obras-primas dos Beatles, fase com sua banda Wings até a atualidade.

Uma das marcas do lendário guitarrista foi aparecer descalço na capa do álbum “Abbey Road”, lançado há mais de 50 anos. E até hoje há o questionamento: “Por que Paul McCartney está descalço na capa de ”Abbey Road"?

A capa do álbum clássico dos Beatles mostra Paul, George Harrison, John Lennon e Ringo Starr atravessando a rua na faixa de pedestres próxima ao estúdio onde o último álbum da banda foi gravado. Dentre todos os integrantes do grupo, apenas McCartney estava descalço, e a posição do músico na foto gerou diversas teorias.  Ao contrário dos outros três integrantes, ele estava com o pé esquerdo para a frente. Também segurava um cigarro com a mão direita, mesmo que na verdade fosse canhoto.

Segundo o site Aventuras na História, a escolha do terno e a falta de sapatos foram caracterizados por alguns fãs da banda como sendo parte do “enterro” do músico, mas o cantor explicou o motivo da falta de sapatos para o registro. “Na Abbey Road, estávamos vestindo nossas roupas comuns. Eu estava andando descalço porque estava um dia quente”, disse à revista Life.

Além disso, a placa do carro que aparece na capa é “LMW281F”, que foi interpretada como “Linda McCartney Weeps” (“Linda McCartney Chora”, em português), e “28IF” — pessoas diziam que, se ele estivesse vivo, completaria 28 anos. A fotografia foi tirada por Iain Macmillan.

O início do The Beatles

Tudo começou quando John Lennon convidou Paul McCartney para integrar a banda The Quarrymen. Logo depois foi a vez de George Harrison juntar-se ao grupo. Em 1960 a banda tonou-se "The Beatles". 

Em 1962, assinaram contrato com o empresário Briam Epstein. Ainda este ano, Ringo Starr é convidado para baterista fixo do grupo. Em agosto o The Beatles fez sua primeira apresentação com a formação definitiva, George, Paul, John e Ringo.

O grupo foi um fenômeno por anos. A separação iniciou-se com a morte do Epstein, em 1967. Mesmo com milhões de discos vendidos, conflitos entre os integrantes também contribuíram para o fim. Tanto George Harrison quanto Ringo Starr temporariamente deixaram a banda algumas vezes durante 1968 e 1969.  

Em 1970, os quatro membros haviam começado a trabalhar em projetos solos após terem percebido que o grupo não se reuniria mais. Por fim, eles chegaram a conclusão que não dava mais para trabalharem juntos.

Carreira solo

No mesmo ano do fim da banda, Paul lançou seu disco solo “McCartney” e fez sucesso com as músicas “Maybe I’m Amazed” e “Every Night”. Em 1971, o músico lançou o compacto “Another Day”, que fez grande sucesso. Ainda neste ano, lançou mais um álbum, “Ram”, que posteriormente foi considerado como um dos melhores de sua carreira solo.

Nesse mesmo ano, ele lançou a banda The Wings, formada por Paul, sua então esposa, Linda McCartney, Denny Laine e outros integrantes não fixos. Em 1980, os integrantes do ex-Beatles foram convidados para se reunirem em um show, porém, em 9 de dezembro deste ano, John Lennon foi assassinado com um tiro por um fã.

Em seguida, Paul lançou o álbum “McCartney II”. A canção “Coming Up” conquistou o segundo lugar na Inglaterra e o primeiro nos Estados Unidos. A música “Waterfalls” atingiu o Top 10 inglês.

Em 1995, o músico reuniu-se com George Harrison e Ringo Starr para realizar um documentário em vídeo, um livro biográfico e três CDs duplos, incluindo alguns cações inéditas, gravadas na década de 1960.

Em 2001, o artista lançou o livro “Blackbird Singing”, com os poemas das letras de suas canções. No mesmo ano veio álbum “Driving Rain” e no ano seguinte o “Back in The U.S". No dia 9 de fevereiro de 2012. Paul McCartney ganhou uma estrela na Calçada da Fama. Lançou ainda os álbuns “Egypt Station” (2018) e “Amoeba Gig” (2019).  

Vida amorosa

Paul McCartney namorou a atriz Jane Asher durante 5 anos. Em 1967 ficaram noivos, mas em 1968, Jane Asher teria descoberto uma traição e terminou o noivado. Em 12 de março de 1969, o músico casou-se com a fotógrafa americana Linda Eastman. O casal teve três filhos, Mary, Stella e James. Linda McCartney morreu em 1998,  vítima de um câncer, na cidade de Tucson, no Arizona.

Em 11 de julho de 2002, Paul McCartney casou-se com a modelo Heather Mills, na Catedral do Castelo Leslie, na Irlanda, com quem tem uma filha. O casal se separou 2006. Em 2008, depois de uma batalha judicial, ficou determinado que Paul McCartney deveria pagar 24,3 milhões de libras para Heather.

Em 9 de outubro de 2011, Paul casou-se com a empresária americana Nancy Shevell. O vestido da noiva foi desenhado pela filha dele, Stella.

 

Paul McCartney no Brasil

Paul McCartney veio pela primeira vez no Brasil em 1990, onde lotou o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a turnê “‘The Paul McCartney World Tour”. Para celebrar a vinda ao país, o ex-Beatle incluiu mais músicas do grupo no repertório.  

Das 30 canções que compunham o repertório, 18 eram dos Beatles, como ‘Got to Get You Into My Life’, ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, ‘Can’t Buy Me Love’, ‘Eleanor Rigby’, ‘I Saw Her Standing There’, ‘Hey Jude’, ‘Let It Be’, ‘Yesterday’ e ‘The End’, entre outras.

O músico trouxe Linda McCartney, além dos guitarristas Hamish Stuart e Robbie McIntosh, do tecladista Paul “Wix” Wickens e do baterista Chris Whitten. Dois dos quatro filhos do casal, Stella (à época com 19 anos) e James (13), também vieram.

A apresentação foi tão histórica que entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o show pago de um único artista que registrou o maior público até então: 184.368 espectadores. Ao todo, Paul MacCartney realizou 27 apresentações no Brasil em 9 diferentes turnês. A última foi em 2019 com a “Freshen Up”.

O ex-Beatle deve retornar ao país em 2023, com a turnê “Got Back”, que iniciou em maio deste ano em Seattle, nos Estados Unidos.  

Mais notícias

Carregar mais