Entretenimento

Quais são as diferenças entre a CCXP no Brasil e a tradicional de San Diego?

Desde 2016, a Comic Con no país superou em público outros eventos do tipo — inclusive a clássica feira na Califórnia

Da Redação

CCXP
CCXP
Divulgação
Topo

A CCXP 23, maior evento Geek da América Latina, começa nesta quarta-feira (29). A feira terá diversas atrações, estandes e painéis com a presença de artistas internacionais, que falarão sobre alguns dos maiores lançamentos dos próximos tempos. Contudo, qual a diferença do evento que acontece no Brasil e o tradicional de San Diego?

Comic Con em San Diego 

Assim como no Brasil, a San Diego Comic Con também acontece em um centro de convenções, só que o evento na Califórnia é realizado em julho. A cidade costuma ser dominada pelo espírito geek e é palco para o encontro de fãs de todo o mundo e para lançamentos do ano.  

Do inglês, ‘comic’ significa quadrinhos, e ‘con’ é a abreviação de ‘convention’ ou convenção. A Comic-Con surgiu por volta de 1970 como uma pequena reunião de fãs de quadrinhos e se transformou em um evento de grande escala, atraindo fãs de todas as áreas da cultura pop, incluindo quadrinhos, filmes, séries, videogames e muito mais. 

O evento por lá também reúne grandes painéis de estúdios, streamings, além de conversas com o elenco de filmes, exposições de artistas e escritores, estandes de editoras, sessões de autógrafos, cosplays, competições e sem dúvidas é a mais popular do mundo. 

Comic Con no Brasil 

A Comic Con Experience, criada em 2014, e conhecida pela sigla CCXP, é hoje a maior Comic Con do mundo! Além de toda a programação, que também acontece no evento americano, a versão brasileira conta com ativações grandes de marcas de streaming como Apple Tv, Netflix, Prime Video e Globoplay. 

Hollywood também investe pesado não apenas em grandes estandes, repletos de tecnologia e experiências interativas, mas também no convite a astros de cinema. Roberto Fabri, VP de Conteúdos da CCXP, disse em entrevista, que o Brasil é muito forte com o engajamento nas redes sociais e isso atraí o mercado. 

Os geeks (ou nerds), pessoas que consomem esse tipo de conteúdo, também têm alto poder de mercado. Não à toa, estão dispostos a pagar (e muito) por experiências que os aproximem ainda mais do universo que tanto amam. Em 2023, os ingressos para os quatro dias de CCXP, podem custar até R$ 3.500,00 — sendo essa a versão mais “premium”. 

Justamente por isso, a Comic Con de San Diego pode até ser pioneira e mais famosa, mas o maior festival geek do mundo é brasileiro: e olha que ele só chegou ao país em 2014.

Grande de verdade 

A CCXP bateu seu próprio recorde, obtido em 2019, ao divulgar que 280.474 pessoas estiveram presentes na edição de 2022, números que reforçam porque esse é o principal festival da cultura geek e pop do mercado.

Ao longo de seis dias de evento, o público contou com mais de 246 horas de entretenimento. A experiência também foi gigante para quem não conseguiu estar lá presencialmente. Foram mais de 3,9 milhões de visualizações das transmissões ao vivo dos palcos. 

A CCXP se tornou o melhor ambiente para as marcas construírem uma conexão com o público. Essa aproximação só é possível em um evento totalmente dedicado a gerar a melhor experiência em cada etapa, desde a abertura de vendas de ingressos, passando pela montagem, até o dia de experimentar toda a potência que o evento apresenta em seus quatro dias. É assim que é formado o maior evento geek do mundo, Otávio Juliato, CCO da Omelete Company.

Ainda no último evento, em 2022, os astros de Hollywood se surpreenderam com o entusiasmo dos fãs brasileiros. Keanu Reeves se ajoelhou para agradecer a recepção. Paul Rudd disse que foi a melhor que já teve. Já Hugh Grant se surpreendeu com o fato de ter uma criança dormindo na frente do palco, mesmo com tanto barulho. 

Enfim, tudo isso para estar perto deles (e eles nem viram as filas que essa galera pegou!). Conforme os organizadores, essa reação do público também motiva a vinda dos atores ao país e o crescimento da feira. 

Em quais dias acontece a CCXP?

A CCXP se inicia nesta quarta-feira (29) com a tradicional Spoiler Night, uma noite em que convidados e fãs que adquiriram ingressos especiais podem conferir antes do resto do público algumas atrações que marcarão o evento. Para o público geral, ele a CCXP vai da quinta-feira (30) até o domingo (3).

Quais são os horários do evento?

  • Spoiler Night (29/11/2023) -  18h às 21h
  • Dia 1 (30/11/2023) - 12h às 21h
  • Dia 2 (01/12/2023) - 12h às 21h
  • Dia 3 (02/12/2023) - 11h às 21h
  • Dia 4 (03/11/2023) - 11h às 20h

Onde será o evento?

A CCXP ocorre em São Paulo, no espaço São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda. Ele fica próxima à estação Santos-Imigrantes, da Linha Verde do metrô.

Ainda há ingressos disponíveis?

É possível comprar ingressos no 3º lote para a quinta, sexta e domingo. Os ingressos para o sábado, assim como alguns ingressos especiais, estão esgotados. Eles podem ser adquiridos no site Mundo Ticket. 

Quem está no evento?

Astros internacionais como Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Jason Mamoa, Lana Parilla e Jodie Foster participarão de painéis no evento. Além deles, figuras nacionais como Sandy e Xuxa – que será homenageada – também marcarão presença.

É possível conhecer artistas?

Alguns artistas posarão para fotos e darão autógrafos, mas é preciso comprar ingressos específicos. É possível comprá-los no site Mundo Ticket.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais