Quais são os 10 artistas mais premiados do Grammy até hoje?

Beyoncé, Georg Solti e Quincy Jones estão entre os maiores vencedores da premiação

Da Redação

Quais são os 10 artistas mais premiados do Grammy até hoje?
Beyoncé no Grammy 2023
Reuters

O Grammy, maior premiação da música dos Estados Unidos, acontece no dia 2 de fevereiro de 2025, em Los Angeles. Beyoncé, Taylor Swift, Lady Gaga, Sabrina Carpenter e Charli XCX estão na lista de indicados da premiação.

Anitta também aparece entre os concorrentes: ela disputará o prêmio de melhor álbum de pop latino, com o "Funk Generation", lançado em 2024. Essa é a segunda indicação da cantora brasileira.

O Grammy é um dos quatro principais prêmios anuais de entretenimento, juntamente com o Oscar, o Emmy e o Tony. Além dele, existe também o Grammy Latino, que homenageia obras gravadas em espanhol ou português. 

Mas afinal, quais são os artistas que mais ganharam prêmios nesse evento? Veja a lista completa:

Beyoncé

A maior vencedora da história do Grammy Awards é a cantora norte-americana Beyoncé. A cantora conquistou o seu 32º gramofone, em 2023, quebrando o recorde anterior do maestro Georg Solti. 

Artista mais premiada do evento, a cantora já recebeu 88 indicações ao Grammy ao longo de sua carreira.

Georg Solti

Antes de Beyoncé, o músico Georg Solti detinha o título de maior vencedor da história do Grammy. Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por 22 anos, o maestro húngaro ganhou o Grammy 31 vezes.

O artista, que morreu em 1997, continua com o recorde de prêmios em um único gênero e mais vitórias no gênero de Música Clássica.

Quincy Jones

Quincy Jones, um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, acumulou uma impressionante coleção de 28 Grammys ao longo de sua carreira, além de 80 indicações, que fizeram dele uma figura icônica na indústria. Em um dos seus maiores sucessos, foi produtor e arranjador musical do álbum “Thriller” de Michael Jackson.

O músico morreu aos 91 anos, em novembro de 2024, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Alison Krauss 

Alison Krauss foi nomeada 44 vezes ao longo da carreira e ganhou 27 prêmios. A cantora é a artista feminina mais premiada na categoria Country, compartilhando 14 de suas vitórias com sua banda, a Union Station.

Chick Corea

Chick Corea é o artista mais premiado na categoria de Jazz. Ele já foi nomeado 72 vezes e ganhou 27 prêmios. O pianista de jazz Chick Corea morreu aos 79 anos por causa de uma forma rara de câncer.

Pierre Boulez

O maestro Pierre Boulez foi nomeado 67 vezes e venceu o prêmio 26 vezes. Ele foi uma personalidade influente no cenário musical e intelectual francês contemporâneo e morreu em 5 de janeiro de 2016, em Baden-Baden, Alemanha.

John Williams 

John Towner Williams, é um compositor e maestro americano. Foi premiado várias vezes por suas trilhas sonoras, inclusive, ganhou 25 gramofones. Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como os temas inesquecíveis de Jaws, E.T. O Extraterrestre, Jurassic Park e A Lista de Schindler.

Stevie Wonder 

Stevie Wonder é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Ele é pioneiro de diversos gêneros que incluem R&B, pop, soul, gospel, funk e jazz. Gravou mais de trinta sucessos que alcançaram as listas musicais mais ouvidas e ganhou 25 Grammy Awards.

Vladimir Horowitz 

Vladimir Horowitz venceu 25 prêmios Grammy e foi indicado 45 vezes. Ele foi um pianista judeu-ucraniano mais tarde naturalizado norte-americano. É considerado como um dos mais brilhantes pianistas de todos os tempos.

Jay-Z

Jay-Z já ganhou 24 prêmios Grammy.  Ele é um dos artistas de hip hop mais bem sucedidos financeiramente nos Estados Unidos tendo se tornado o primeiro rapper a ter um patrimônio líquido de $1 Bilhão de dólares.

Em 2024, recebeu uma das grandes homenagens do Grammy. No palco, o rapper criticou a premiação por não ter premiado sua esposa, Beyoncé, com o prêmio de melhor álbum do ano. Beyoncé é a artista mais premiada da história do Grammy, com 32 gramofones.

Quando e onde acontece o Grammy em 2025?

A cerimônia do Grammy 2025, acontece no dia 2 de fevereiro de 2025 às 22h, e será realizada para arrecadar fundos para ajudar no combate aos incêndios florestais que afetam a Califórnia. 

Em um comunicado, Harvey Mason Jr., CEO da Recording Academy, e Tammy Hurt, presidente do conselho, manifestaram sua preocupação com a situação: 

“Em estreita coordenação com as autoridades locais para garantir a segurança pública e o uso responsável dos recursos da área, a transmissão do 67º Grammy Awards na CBS em 2 de fevereiro prosseguirá conforme o planejado. O show deste ano, no entanto, terá um renovado senso de propósito: arrecadar fundos adicionais para apoiar os esforços de socorro aos incêndios florestais e homenagear a bravura e a dedicação dos socorristas que arriscam suas vidas para proteger as nossas”, disseram.

O evento será transmitido ao vivo a partir da Crypto.com Arena, em Los Angeles. Os endereços onde acontecem os Grammys mudaram ao longo dos anos. Evento já foi realizado em diversos locais nos Estados Unidos, contudo, nos últimos anos, a sede foi a arena de LA. 

O Grammy acontece todos os anos?

Sim, o Grammy Awards é uma cerimônia de premiação anual que acontece nos Estados Unidos. 

Onde assistir ao Grammy 2025?

No Brasil, a cerimônia será transmitida ao vivo pela TNT e pela plataforma de streaming Max.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais