Entretenimento

Revista de 2012 previu pandemia semelhante à Covid-19

Da Redação, com Melhor da Tarde

Em entrevista para a revista Mundo Estranho, cientistas previram em julho de 2012 uma pandemia muito semelhante a que o mundo está vivendo neste momento. Na matéria são mostrado como iria surgir esse vírus, desde sua origem até o desespero atrás de uma vacina e a realização da quarentena em todos os países.  

O título é O Próximo Surto e mostra 10 passos que levariam a este momento que estamos. No primeiro passo, a revista conta que a Ásia seria o ponto de partida e que esse vírus seria hospedado em morcegos. Logo depois, ele passaria para guaxinins e espalharia para os humanos. Já no segundo passo mostra de qual forma seria transmitido: "de homem para homem por via aérea".

O Melhor da Tarde entrevistou nesta sexta-feira, 22, Tiago Jokura, na época editor da revista. Ele conta que sempre consultaram os melhores especialistas possíveis para explicar como as epidemias funcionavam e para dar uma explicação de tudo que estava escrito na revista. 

Segundo ele, a repórter responsável pela matéria teria conversado com Átila Iamarino, biólogo e pesquisador brasileiro, que na época fazia doutorado em virologia. De acordo com seus estudos e análises sobre epidemias, era possível imaginar como essa possível pandemia seria.

A apresentadora Cátia Fonseca relembrou que a revista estava a alcance de todos, inclusive governantes, que poderiam evitar que essa "previsão" tornasse realidade oito anos depois.

Mais notícias

Carregar mais