Saiba o que é ginecomastia, cirurgia que o ex-BBB Eliezer fez

O influenciador chegou a ser questionado se colocou implante de silicone nas mamas e abriu o jogo sobre o distúrbio

Da redação

Saiba o que é ginecomastia, cirurgia que o ex-BBB Eliezer fez
Eliezer após ginecomastia
Reprodução

O ex-BBB Eliezer, revelou em julho deste ano, ter ginecomastia, uma condição que causa o inchaço do tecido mamário masculino. Recentemente, ele contou nas redes sociais que fez a cirurgia de redução das mamas e deu detalhes sobre o procedimento. Contudo, ele afirma que a situação sempre o incomodou e o tamanho de suas mamas aumentou durante a gestação de Lua, fruto do relacionamento de Eliezer com Viih Tube. 

Ginecomastia do Eliezer

O influenciador chegou a ser questionado se colocou implante de silicone nas mamas e usou as redes sociais para desabafar:

“Por mais que eu sempre tenha levado isso muito 'de boa' com pessoas que 'me zoam', principalmente quando eu estava no BBB, é uma coisa que me incomoda muito e que piorou agora durante a gestação da Lua [sua filha com Viih Tube]”, disse ele.

Na última quarta-feira, 30 de agosto, ele realizou a cirurgia e após o procedimento, contou que está tudo bem, sem dores e se recuperando. Eliezer disse que tirou a glândula e 350 ml de gordura de cada mama.

“Para quem está falando 'nunca havia reparado' é porque eu nunca apareço sem camisa. No meu feed as fotos que apareço sem camisa, é quando eu to muito magro, porque 'disfarça'. Quem acompanhou o BBB, viu que eu sempre andava com uma camisa de botão aberta para tampar o peito”, explica o pai. 

Mas afinal, o que é ginecomastia?

Ginecomastia é uma condição que provoca o aumento descontrolado das mamas. Ela pode acometer homens de todas as idades, mas aparece principalmente na adolescência e em idosos. A proliferação das glândulas mamárias, resulta de mecanismos que alteram o equilíbrio entre as ações da testosterona e dos estrógenos. Por isso, qualquer alteração hormonal do tipo pode fazer com que os seios de um homem cresçam. 

Causas da ginecomastia 

Existem alguns fatores que podem contribuir para a produção anormal de hormônios no corpo, como obesidade, insuficiência renal, efeito colateral do uso de anabolizantes, drogas, álcool, infecções nos testículos ou pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos. Entretanto, vale ressaltar que às vezes, a causa desse desequilíbrio é desconhecida.

Quais os riscos da ginecomastia?

A ginecomastia é um problema benigno, ou seja, não apresenta relação com o surgimento do câncer de mama. Entretanto, qualquer aumento fora do normal das mamas deve der relatado a um médico, para não só investigar, como também tratar. 

Para especialistas, de 30 a 40% dos homens do planeta sofrem dessa enfermidade. Apesar de não ser uma doença grave, seu fator mais alarmante é a autoestima do homem, que pode ficar abalada e o equilíbrio emocional influencia em seu convívio social, profissional e íntimo. 

Como tratar a ginecomastia?

Em adolescentes, a ginecomastia costuma regredir sozinha. Se persistir, tanto jovens quanto adultos, podem ser tratados com bloqueadores de hormônio e mudança de hábitos. Contudo, a cirurgia plástica para remoção das glândulas é recomendada em casos de falta de respostas no tratamento e a permanência do desconforto social e psicológico.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais