O Met Gala 2025 promete trazer uma reflexão poderosa sobre a moda e a história da diáspora africana, fenômeno teve um impacto profundo na diversidade cultural, artística, religiosa e social de diversos países. Com o tema “Superfine: Tailoring Black Style” ou “Impecável: a confecção do Estilo Negro”, o evento, conhecido por suas exibições extravagantes e criativas, focará no dandismo negro.
A exposição, que será realizada pelo Museu de Arte Metropolitana de Nova York (The Met), explora a relação entre o estilo indumentário dos homens negros e a construção de suas identidades durante o período escravocrata.
A primeira exposição do Costume Institute desde Men in Skirts (de 2003) a centrar-se exclusivamente no vestuário masculino, a exposição inspira-se no livro de 2009 da co-curadora Monica Miller, Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, no qual Miller estabelece o dandismo negro como uma construção estética e política.
O que é dandismo negro?
O dandismo, caracterizado pela vestimenta sofisticada e elegante, vai além da moda. Para a população negra, no contexto histórico da diáspora, era um símbolo de resistência, reinvenção e afirmação.
No século XIX, enquanto o mundo transitava da escravidão para a emancipação, o estilo refinado dos dândis se tornou uma forma de reconfigurar sua presença social, desafiando estereótipos e se posicionando como sujeitos de sua própria história.
Ou seja, muito além da moda, o dandismo negro também carrega uma dimensão intelectual, com uma forte crítica social e uma tentativa de quebrar as barreiras da opressão racial.
Coanfitriões de peso
Nesta edição, o evento promovido pela editora-chefe da revista “Vogue”, Anna Wintour, contará com a presença de quatro coanfitriões de peso: Pharrell Williams, Colman Domingo, Lewis Hamilton e A$AP Rocky. Além disso, LeBron James, astro do basquete e ativista social, será o copresidente honorário.
O que é Met Gala?
O Met Gala (Metropolitan Museum of Art Costume Institute Benefit) é um evento anual de gala realizado no Museu Metropolitano de Arte de Nova York, que marca a abertura da exposição anual de moda do “Costume Institute”, o departamento de moda do museu.
O evento é uma das noites mais importantes do calendário social e cultural da moda mundial, reunindo celebridades, estilistas, artistas e influenciadores para celebrar a moda como forma de arte.
Realizado tradicionalmente na primeira segunda-feira de maio, o Met Gala é organizado pela editora-chefe da revista “Vogue”, Anna Wintour, desde 1995, e serve como uma arrecadação de fundos para o instituto. Os ingressos para o evento são caríssimos e os convidados são selecionados a dedo, fazendo do Met Gala um dos eventos mais exclusivos do mundo.
Cada edição tem um tema específico, que inspira não apenas a exposição do “Costume Institute”, mas também o código de vestimenta dos convidados. Os trajes exibidos no tapete vermelho costumam ser extravagantes e ousados, muitas vezes servindo como interpretações artísticas e criativas do tema escolhido.
Quais foram os últimos temas do Met Gala?
O tema do Met Gala 2024 foi "The Garden of Time" (O Jardim do Tempo), inspirado no conto homônimo de J.G. Ballard, de 1962. Em 2023 foi "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty", uma homenagem ao estilista alemão que faleceu. "Gilded Glamour and White Tie", que se refere à Era Dourada dos Estados Unidos no século XIX foi a escolha de 2022. Em 2021, o evento celebrou a moda norte-americana com "Na América: Um Léxico da Moda".
O Met Gala já explorou temas como "Camp: Notes on Fashion" ou "Acampamento: Notas sobre Moda”, em tradução literal em 2019, "Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination" ou "Corpos Celestiais: Moda e Imaginação Católica" em tradução literal no ano de 2018, e "China: Through the Looking Glass" ou "China: através do espelho" em tradução literal em 2015.