Chiquinho Scarpa, de 72 anos, dono de uma herança milionária, declarou em entrevista que odeia pobres. O conde chegou a usar as redes sociais para se justificar, mas a fala gerou polêmica e dividiu opiniões.
O homem participava do podcast Festa da Firma, de Wellington Muniz, o Ceará, quando disse: "Eu não gosto de pobre. Velório tudo bem". "Você não gosta de pobre? Eu não gosto da pobreza. Porque ninguém escolhe nascer pobre", argumentou Ceará, tentando amenizar a fala do convidado.
"O pobre sempre tem um negócio para pedir. Se você perguntar. A pior coisa do pobre é você chegar e dizer assim: 'Como vai?' Aí você está frito. Aí ele diz: 'Minha mãe está doente, meu pai perdeu a perna, minha filha perdeu o dente'. Ele fica meia hora destilando todos os problemas. Nunca chegue para o pobre e pergunte como vai", disse Chiquinho, justificando seu ponto de vista.
Ceará, mais uma vez, tentou amenizar a declaração. "Mas o rico também é assim. Seria a pessoa pessimista", opinou o humorista. "Não, o rico não", rebateu o conde.
Nos comentários da publicação, muitos seguidores do humorista criticaram a declaração: “Ele é tão podre que só tem dinheiro”, disse uma pessoa. “O mais pobre de todos. E nem é sobre dinheiro”, relatou mais uma. “Que entrevista desnecessária. Você até tentou, mas se tratando desse entrevistado só vem pobreza de pensamento”, criticou uma terceira.
Chiquinho Scarpa se retratou
Após a repercussão da fala polêmica, o herdeiro decidiu usar as redes sociais para publicar uma nota se desculpando:
"O podcast é um programa de humor, onde há representações. Lamento muito pelo transtorno e pelas interpretações sobre o 'personagem' que atuei durante a entrevista. Nunca fiz distinção entre as pessoas, sempre tratei todos com muito respeito! Há anos tenho uma vida pública, e quem me conhece sabe", diz a nota oficial.
Quem é Chiquinho Scarpa?
Chiquinho Scarpa, cujo nome completo é Francisco Scarpa Filho, é um empresário brasileiro, conhecido principalmente por sua figura excêntrica e presença na alta sociedade de São Paulo.
Nascido em 13 de setembro de 1951, ele é filho de Francisco Scarpa, um industrial italiano, e de Patsy Scarpa, uma socialite brasileira. Mas a fortuna vem de uma geração anterior, do avô, o imigrante italiano Nicolau Scarpa.
Nicolau foi o criador da cervejaria Caracu. Ele foi dono de diversas empresas e acionista do Grupo Votorantim, multinacional brasileira que atua em setores como mineração, energia, finanças e investimentos imobiliário.
Recentemente, o herdeiro passou por sérios problemas de saúde, chegando a ficar meses internado na UTI para tratar um problema no intestino e realizar cerca de dez cirurgias.
Ela já causou polêmicas em outras situações e inclusive, já disse que é amigo do Rei Charles.