Smithsonian Channel estreia documentário "Cher e o Elefante Solitário" em 22 de abril

Produção acompanha luta da atriz e cantora para salvar “o elefante mais solitário do mundo”

Da Redação

O elefante Kaavan e a cantora americana Cher Divulgação/Smithsonian Channel
O elefante Kaavan e a cantora americana Cher
Divulgação/Smithsonian Channel

O Smithsonian Channel (Claro 590/ BluTV 384) exibirá no Dia da Terra, quinta-feira, 22 de abril, às 22h (horário de Brasília), o documentário Cher e o Elefante Solitário, que acompanha toda uma jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão. 

Cher atua ao lado de um grupo de veterinários especializados em vida selvagem, entidades que prestam apoio aos animais, e proprietários de santuários para garantir que Kaavan seja libertado e transferido com segurança, em meio à pandemia de Covid-19, para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a emoção e desafios enfrentados numa operação de resgate dessas proporções (o transporte aéreo de um elefante de quatro toneladas, num trajeto de 3.700 quilômetros) são documentados pela produção.

Cher tomou conhecimento da história de Kaavan por meio de ativistas que a procuraram pedindo ajuda. “Vi muita gente do mundo inteiro sendo impactada por essa história. As pessoas querem um final feliz. Ninguém quer ver os animais em sofrimento. E sei que as pessoas também estão sofrendo, mas esta é uma história que pode trazer um pouco de luz para a vida delas”, disse Cher.

Pesando quatro toneladas e desnutrido, Kaavan passou quase 20 anos acorrentado em um pequeno galpão sob o sol escaldante de Islamabad. Suas condições de vida terríveis desencadearam sérios problemas de saúde, incluindo depressão, psicose e obesidade. E, para piorar, em 2012, Kaavan perdeu sua companheira, a elefante Saheli, morta por negligência.

Kaavan, então, tornou-se a imagem dos animais em cativeiro, gerando alvoroço nas redes sociais e chamando a atenção de Cher. Diante da situação, a atriz e cantora co-fundou a organização Free The Wild, ao lado de Mark Cowne, Gine Nelthorpe Cowne e Jennifer Ruiz, para impulsionar o movimento. Ela também gravou a música Walls, para dar voz aos crescentes apelos para a libertação de Kaavan.

A iniciativa culminou na decisão tomada em maio de 2020 pela Suprema Corte do Paquistão: Kaavan seria, finalmente, libertado e levado a um santuário apropriado. Trabalhando em cojunto com a organização pelo bem-estar animal Four Paws International e seu veterinário, Amil Khalil, a equipe identificou um possível destino, no Camboja, para Kaavan.

Tudo estava sendo montado para garantir o sucesso da operação, mas, conforme os desafios logísticos se acumulavam, Kaavan entrava numa fase agressiva, causada por picos de testosterona, colocando em dúvida a segurança de seu transporte naquelas condições. Em novembro passado, Cher abriu mão do feriado de Ação de Graças e voou ao encontro de Kaavan para estar perto do elefante e se assegurar de que tudo sairia bem.

“Eu estava com medo, mas pensei: ‘o que você quer fazer?’ Você faz uma promessa e tem de cumpri-la. Não tem outra solução. E tenho algo escrito no meu perfil no Twitter: ‘Fique de pé e faça algo ou sente-se e não faça nada’. E eu não ia ficar ali sentada, fazendo nada”, contou Cher.

“É notável testemunhar o que pode acontecer quando as pessoas se unem em prol de uma missão em comum”, comentou James Blue, head do Smithsonian Channel e vice-presidente sênior da MTV News and Docs. “Diante da necessidade urgente de resgatar Kaavan, era imperativo que o Smithsonian Channel encontrasse a equipe certa, cujos membros partilhassem da paixão e da dedicação pela conservação do meio ambiente”, disse.

“O grupo responsável pelo resgate, formado por pessoas de diferentes perfis e culturas, e liderado pela incomparável Cher, provou que o impossível pode acontecer, mesmo em tempos tão difíceis. Para o Smithsonian Channel, é uma honra apresentar essa história extraordinária. Esperamos que o público se inspire e que o documentário desperte um maior interesse por outras causas  tão urgentes de conservação mundo afora”, completou.

O documentário Cher e o Elefante Solitário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Atuam como produtores executivos Mike Kemp, pela Nutshell TV Ltd.; Phil Fairclough, pela Two Wise Monkeys Entertainment; Susanne Lummer, pela Terra Mater Factual Studios; e Tria Thalman e Charles Poe, pelo Smithsonian Channel

Mais notícias

Carregar mais