Entretenimento

Smithsonian Channel leva o público em missão interplanetária com “Novos Caminhos em Marte”

Da Redação

Documentário acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do rover Perseverance
Documentário acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do rover Perseverance
NASA

O documentário Novos Caminhos em Marte estreia no Smithsonian Channel (Claro 590/ BluTV 384) na noite de 15 de fevereiro, pouco antes da data prevista para a chegada do rover Perseverance a Marte (18 de fevereiro). A principal missão do Perseverance consiste em buscar rastros de vida passada no planeta vermelho. 

Junto com o helicóptero interplanetário Ingenuity, o Perseverance foi lançado pela Missão Mars 2020, da Nasa, em 30 de julho de 2020, a bordo de um foguete Atlas V, que partiu da base de Cabo Canaveral, na Flórida.  

Com uma hora de duração, Novos Caminhos em Marte acompanha de perto o desenvolvimento do projeto e da construção do Perseverance pelos engenheiros da Nasa. Trata-se da peça robótica mais sofisticada e complexa lançada até então pela Terra e o único rover equipado com tecnologia para detecção de eventuais sinais de vida passada. 

Do tamanho de um automóvel modelo SUV, o Perserverance possui instrumentos de alta complexidade. Entre eles, um braço robótico com pouco mais de dois metros, 23 câmeras, lasers e espectrômetros (aparelhos com potencial de detectar os mais imperceptíveis sinais de vida).

O especial faz ainda um apanhado da exploração humana a Marte, narra a história dos rovers e seus experimentos em solo marciano, enquanto imagens e animações dão vida à superfície do planeta vermelho. 

A produção também sai a campo com cientistas da Smithsonian Institution para revelar o que o planeta vermelho tem em comum com a Terra e o que os diferencia. Para o telespectador, o documentário é acompanhado de um aplicativo de realidade aumentada que pode ser baixado gratuitamente na Apple App Store e no Google Play, a partir de 14 de fevereiro. 

O app  Mission to Mars AR permite, de forma inovadora, que o público faça parte da missão. Basta usar um smartphone ou um tablet para trazer o rover para o seu entorno ou sobrevoar o planeta vermelho a bordo do helicóptero Ingenuity. Produzido pelo estúdio Immersion, da Polônia, o aplicativo inclui ainda jogos que recriam com autenticidade os desafios enfrentados pelo Perseverance: desde os momentos críticos que antecedem a aterrissagem (conhecidos como “sete minutos de terror”) até a exploração em busca de sinais de vida ancestral. 

“Estamos na torcida para que o Perserverance encontre vestígios de vida em Marte. Apesar de ser uma missão a quase 210 milhões de quilômetros de distância da Terra, podemos ‘transportá-la’ até a casa dos usuários, graças ao recurso da realidade aumentada”, explicou Charles Poe, vice-presidente sênior de Produção Global e Tecnologia Emergente do Smithsonian Channel

“Essa nova tecnologia constitui uma maneira incrível de vivenciar a história em primeira mão. Ela permite simular o lançamento de um foguete e a condução de um rover ou de um drone, e também possibilita o aprendizado da ciência por trás desses acontecimentos.”  

O documentário Novos Caminhos em Marte e o app de realidade aumentada Mission to Mars AR foram produzidos pelo Smithsonian Channel. A produção executiva do documentário é de Tim Evans, pelo Smithsonian, e de Piotr Baczynski, pela Immersion. Já o aplicativo tem como produtores executivos Charles Poe, pelo Smithsonian, e Bartosz Roslonski, pela Immersion. 

Mais notícias

Carregar mais