Entretenimento

Smithsonian Channel produz documentário com Cher sobre resgate do "elefante mais solitário do mundo"

Da Redação 18/11/2020 • 14:12
Kaavan ficou conhecido como “o elefante mais solitário do mundo”
Kaavan ficou conhecido como “o elefante mais solitário do mundo”
Divulgação/Smithsonian Channel

O Smithsonian Channel deu início à produção de um documentário exclusivo que acompanha a luta da atriz e cantora norte-americana Cher para salvar aquele que ficou conhecido como “o elefante mais solitário do mundo”. Ainda com título provisório em inglês (Cher's Elephant Airlift), o programa vai documentar toda uma jornada para libertar Kaavan, um elefante asiático que passou a maior parte de sua vida sozinho, em cativeiro, no Paquistão. 

Cher atua ao lado de um grupo de veterinários da organização pelo bem-estar animal Four Paws International, autoridades e proprietários de santuários para garantir que Kaavan seja libertado e transferido com segurança para seu novo lar: um refúgio de elefantes no Camboja. Toda a operação de resgate de Kaavan, incluindo seu transporte aéreo para o Camboja, será documentada pela produção. O programa tem estreia prevista no Smithsonian Channel para 2021.

Leia mais
- Rick e Renner interpretam seus maiores sucessos no "Música na Band"
- Smithsonian Channel prepara série sobre novas descobertas arqueológicas no Egito
- Smithsonian Channel estreia produção local "Expedição Nordeste"

“Fiquei sabendo da história de Kaavan por meio de pessoas que me seguem no Twitter”, conta  Cher. “Elas não paravam de dizer: ‘Cher, você tem que fazer alguma coisa, você tem que dar um jeito nessa situação, precisa salvá-lo’. E eu ficava imaginando como poderia ajudar, como poderia salvar um elefante que passou 17 anos acorrentado e está a milhares de quilômetros de distância. Esse é o primeiro grande resgate realizado pela Free The Wild (organização internacional comandada por Cher) e estou muito orgulhosa. Estamos muito entusiasmados com a parceria com o Smithsonian Channel, que nos ajudará a dividir essa história com mais pessoas mundo afora”, completou.

A situação de Kaavan ganhou atenção mundial em 2016, quando Cher lançou uma campanha nas redes sociais com o intuito de garantir melhores condições de vida para o elefante. Logo após seu nascimento, no Sri Lanka, em 1985, Kaavan foi enviado ao Paquistão, num gesto diplomático entre as duas nações. O animal viveu 35 anos no Zoológico Marghazar, em Islamabad, capital paquistanesa. Em 1990, Kaavan ganhou uma companheira: a elefante Saheli, trazida de Bangladesh. Mas desde a morte de Saheli, em 2012, Kaavan vivia sozinho, o que tornava sua situação extremamente difícil, já que os elefantes são animais muito sociáveis. 

Os quatro anos de campanha encabeçada por Cher – com direito, inclusive, a uma canção original que coloca em evidência a história de Kaavan – culminaram na decisão tomada em 21 de maio pela Suprema Corte do Paquistão: Kaavan seria, finalmente, levado a um santuário apropriado. Depois de tantos anos lutando pela liberdade do elefante, Cher, finalmente, conhecerá Kaavan de perto, no momento em que a equipe responsável por sua transferência se prepara para o transporte aéreo do animal. A iniciativa também é liderada pela organização de Cher, a Free the Wild, cuja missão é a melhoria das condições de vida de animais selvagens em cativeiro e, acima de tudo, proporcionar meios para quem sejam libertados e instalados em santuários ou em zoológicos bem equipados.

Cher's Elephant Airlift (título provisório) vai acompanhar toda a emoção da campanha encampada por Cher, uma estrela que mostra sua força e imensa motivação para ajudar o elefante mais solitário do mundo. O programa também exibirá o grande desafio de transportar uma criatura que pesa quase cinco mil quilos até o destino que lhe dará uma nova vida. Para Cher e seus parceiros de empreitada – Mark Cowne, Gine Nelthorpe Cowne e Jennifer Ruiz –, trata-se de algo muito maior do que salvar um elefante. Eles esperam que a história de Kaavan sirva de inspiração para outras iniciativas que identifiquem e solucionem casos de maus tratos animais mundo afora.

 O documentário é produzido pela Nutshell TV Ltd. e Two Wise Monkeys Entertainment para o Smithsonian Channel e Terra Mater Factual Studios. Mike Kemp atua como produtor executivo pela Nutshell TV Ltd., enquanto Phil Fairclough e Sabine Holzer desempenham a mesma função pela Two Wise Monkeys Entertainment e pela Terra Mater Factual Studios, respectivamente. Tria Thalman, Charles Poe e David Royle respondem pela produção executiva por parte do Smithsonian Channel

  • smithsonian channel
  • documentário
  • cher
  • resgate
  • elefante solitário