Entretenimento

Spotify remove músicas de Neil Young após ultimato contra podcast antivacina

Cantor disse que serviço de streaming "se tornou o lar de desinformação que coloca vidas em risco"

Da Redação, com BandNews FM e Jornal da Noite

A guerra contra a desinformação na pandemia de Covid-19 foi parar na principal plataforma de streaming musical do mundo. O Spotify afirmou, na última quarta-feira (26), que vai começar a remover as músicas de Neil Young de seu catálogo. O renomado artista iniciou uma polêmica com a plataforma ao exigir que o podcast de Joe Rogan fosse retirado do ar. A mídia é acusada de espalhar desinformação sobre o coronavírus e as vacinas.

O cantor havia publicado uma carta em seu site com o destinatário sendo o seu empresário e a sua gravadora, a Warner Music Group, exigindo que o Spotify não deixasse mais as suas músicas disponíveis. Depois, o recado foi apagado. Nele, afirmava que o serviço de streaming "se tornou o lar de desinformação que coloca vidas em risco" e que tem "mentiras vendidas por dinheiro".

O Spotify se defendeu das acusações informando que já excluiu mais de 20 mil conteúdos relacionados ao coronavírus desde o começo da pandemia, mas que busca “equilibrar a segurança dos ouvintes com a liberdade para criadores”.

A plataforma também disse que espera receber de volta, em breve, a obra do artista canadense.

Neil Young, de 76 anos, sobreviveu à poliomielite quando era criança. O artista é um ícone do rock há mais de meio século, autor de sucessos como Rockin' in the Free World, e Harvest Moon, entre outros.

No comunicado que escreveu em seu site oficial, Young ainda agradeceu à Warner Brothers, que também detém o direito sobre algumas de suas obras. Ele estima que perderá 60% do faturamento via streaming ao ser removido da plataforma “em nome da verdade”, nas palavras dele.

Já Rogan é um comediante e lutador de artes marciais famoso nos Estados Unidos. Seu programa é um dos mais ouvidos do Spotify, que detém os direitos exclusivos sobre ele.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais