O Oscar 2023 está chegando e em breve se saberá quem serão os grandes vencedores da maior premiação do cinema. Um dos mais cotados para levar a categoria de melhor filme é “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", que possui 11 indicações. Agora, nem sempre o número de nomeações diz algo sobre as chances de um filme. Em 1985, por exemplo, “A Cor Púrpura” foi indicado em 10 categorias e não ganhou em nenhuma.
Ao mesmo tempo, há longas que fizeram valer a grande quantidade de indicações que tiveram e realizaram uma limpa nos prêmios. Confira abaixo os maiores vencedores da história do Oscar.
“Titanic” (1997)
Campeão de bilheteria e também de premiações, este clássico do cinema foi o grande campeão do Oscar no ano em que concorreu. Com 14 indicações, o filme faturou 11 prêmios, o maior número até hoje para um único filme.
"Ben-Hur" (1959)
Um dos filmes mais celebrados da história, “Ben-Hur” empata com Titanic em número de vitórias: 11. Dirigido por William Wyler, o longa acompanha um mercador judeu que acaba sendo condenado por um amigo a viver como escravo.
“Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003)
Terceiro filme da trilogia “O Senhor dos Anéis”, baseada na obra de J. R. R Tolkien, “O Retorno do Rei” reinou absoluto na cerimônia do Oscar. O longa de fantasia teve 11 indicações e venceu em todas.
“Amor, Sublime Amor” (1961)
Considerado um dos maiores musicais de todos os tempos, “Amor, Sublime Amor” pulou dos palcos da Broadway para as telonas em 1961. O filme foi tão elogiado quanto a produção teatral e foi indicado a 11 prêmios Oscar, vencendo 10.
“O Paciente Inglês” (1996)
Protagonizado por Ralph Fiennes, Juliette Binoche e Kristin Scott Thomas, “O Paciente Inglês” conta a história de um combatente que, durante a Segunda Guerra Mundial, tem seu avião abatido e passa a ser cuidado por uma enfermeira canadense. Das 12 indicações que recebeu, o filme venceu 9.
“Gigi” (1958)
Hollywood adora um musical, e “Gigi" é um dos mais queridos. O filme conta a história de um milionário que se aproxima de uma moça que é treinada pela tia a se comportar em alta sociedade. O longa foi indicado em 9 categorias e venceu em todas.
“O Último Imperador”(1987)
Produção grandiosa dirigida por Bernardo Bertolucci que narra a vida do último imperador da China. Altamente elogiado pela crítica, o filme venceu em todas as 9 categorias nas quais foi indicado no Oscar.
“Minha Bela Dama” (1964)
Outro musical querido, este filme narra a história de Eliza (Audrey Hepburn), uma moça que de vendedora de flores se torna uma refinada dama. O longa venceu um total de 8 estatuetas no Oscar.
“Gandhi” (1982)
Biografia do líder histórico que lutou de forma pacífica contra o domínio britânico da Índia, o filme teve um total de 11 indicações e conquistou 8 prêmios.
“Quem Quer Ser Um Milionário” (2008)
Gravado em Mumbai, o filme narra a história de Jamal, um rapaz indiano de 18 anos que participa do programa de TV “Quem Quer Ser Um Milionário”. Ele conquistou 8 prêmios durante a cerimônia do Oscar.