Entretenimento

Veja a fama de Xuxa nos últimos anos: da queda na Record à explosão pelos 60

Segundo dados do Google Trends, nos último cinco anos, o nome da apresentadora ganhou destaque em julho deste ano, por ocasião do 60º aniversário

Da Redação

Xuxa
Xuxa
Divulgação

A Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, vive uma montanha-russa emocional nos últimos anos, passando por altos e baixos em sua carreira notável. De uma queda na Record TV ao renascimento aos 60 anos, a trajetória de Xuxa continua a surpreender seus fãs.

Queda na Record

Após anos de sucesso na Globo, Xuxa decidiu buscar novos horizontes na Record TV. No entanto, sua passagem pela emissora, apesar de muito elogiada, foi marcada por altos e baixos de público. 

Para se ter uma ideia, a primeira temporada do "The Four Brasil", encerrada em 2019, superou em audiência toda a exibição do “Dancing Brasil”, com cinco temporadas. As duas atrações foram comandadas pela artista na Record. 

No geral, a apresentadora teve menos exposição nesta época. Desde 2004, a primeira baixa recorde de interesse dos brasileiros em relação à loira foi em setembro de 2016, primeiro ano de Xuxa na empresa (veja mais no gráfico abaixo). 

A trajetória terminou numa separação amigável com a emissora, que aconteceu oficialmente em janeiro de 2021, depois de cerca de seis anos de contrato.

Rainha da Internet

O ano de 2023 marca um novo capítulo na vida de Xuxa, com a celebração dos 60 anos de vida. Longe das câmeras da televisão tradicional, ela encontrou uma nova plataforma para se conectar com os fãs: as redes sociais

A presença digital de Xuxa explodiu, alcançando milhões de seguidores ávidos por nostalgia e novidades. Sua autenticidade e irreverência conquistaram a internet, consolidando-a como uma influenciadora relevante.

Com vídeos, fotos e mensagens poderosas, a artista se reinventou, quebrando barreiras de idade e conquistando uma nova geração. Seu ativismo social e posicionamentos ousados solidificaram seu status como uma personalidade relevante, transcendendo as fronteiras da televisão. A Rainha dos Baixinhos tornou-se a Rainha da Internet.

Natal, abuso sexual e documentário 

Linda, alta, loira e famosa, Xuxa foi o centro de todas as atenções desde que começou a carreira como modelo nos anos 1980. Mesmo depois de mais de duas décadas de carreira e diante de uma nova geração, com o surgimento da internet, o interesse pela apresentadora continuou grande.  

O momento de maior interesse dos brasileiros pela apresentadora foi em maio de 2012, de acordo com o Google Trends, que analisa o volume de buscas desde 2004. À época, ela revelou para o Brasil inteiro que havia sofrido múltiplos abusos sexuais na infância e na adolescência. O depoimento corajoso ao programa “Fantástico” acendeu a discussão de como proteger crianças adolescentes deste crime.

Outro mês de pico de buscas foi em dezembro de 2006, quando apresentou um especial de Natal que conscientizava sobre as mudanças climáticas. Na produção, o chão da casa do Papai Noel derretia devido ao aquecimento global e o bom velhinho não conseguia sair para entregar presentes. Xuxa, então, respondia várias dúvidas de crianças sobre o meio ambiente.

Nos último cinco anos, o nome da artista ganhou maior destaque em julho deste ano, após o lançamento de “Xuxa, o Documentário”, produção do Globoplay com direção-geral de Pedro Bial. No período, Xuxa foi ainda mais buscada pelos brasileiros do que em 2004, quando ainda estava no auge da carreira com o público infantil. 

A estreia da produção marcou o aniversário de 60 anos da apresentadora. Em entrevista ao "Saia Justa", do GNT, Xuxa afirmou que o documentário revisitava fatos desconhecidos do público e que nem ela sabia ou lembrava.

Na mesma época, Xuxa foi eleita uma das mulheres mais sexies do mundo em 2023. Ela ocupa a 22ª colocação, à frente de outras divas brasileiras como Alessandra Negrini, Marina Ruy Barbosa, Grazi Massafera e até mesmo sua própria filha, Sasha Meneghel. Xuxa também desbancou musas internacionais como Dua Lipa, Rihanna, Zoe Saldana e Anahí.

A votação é feita pelos fãs da antiga revista VIP, que tradicionalmente fazia o levantamento das famosas mais sensuais e deixou de existir em 2018.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais