O ator e humorista, Jaime Gil da Costa (Gil Brother Away), ex-integrante do grupo de comédia Hermes e Renato, morreu no Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio, aos 66 anos. A informação do falecimento foi divulgada, na segunda-feira (4), nas redes sociais do comediante.
Gil estava internado desde maio de 2023 e sofreu um AVC. O sobrinho do comediante, que morava com ele, afirmou em entrevista ao UOL que encontrou o tio caído no chão de casa. "Ele tinha batido com a cabeça e corremos com ele para a UPA. Chegando lá, ele já ficou internado, fizeram o laudo, que confirmou que bateu com a cabeça e havia sofrido um AVC. Aí começamos essa luta com ele", disse.
Após o episódio, o humorista seguiu internado por três meses e teve o lado esquerdo do rosto paralisado. Após ficar no hospital, Gil voltou para casa do sobrinho. Depois de 20 dias, foi hospitalizado devido a uma pneumonia grave.
Quando estava quase recuperado da pneumonia, Gil teve que se internar pela terceira vez, por conta dos cânceres na bexiga e na próstata.
Enquanto o tio estava internado, William, sobrinho de Gil, criou uma vaquinha online a pedido de internautas para ajudar no tratamento de Away. As arrecadações chegaram em R$ 100 mil reais, e houve até tentativa de golpe por um rapaz que tentou se passar pelo familiar do humorista.
O que aconteceu com Gil após Hermes e Renato
O humorista trabalhou por seis anos no programa Hermes e Renato, ao lado de Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres, Adriano Pereira e Marco Alves, nos anos 2000. Entretanto, quando Gil saiu da MTV, acabou se afastando dos demais integrantes do grupo.
Gil dedicava as redes sociais e contava com mais de 80 mil seguidores no Instagram, onde compartilhava detalhes de sua vida pessoal e fazia vídeos de humor. No seu canal do YouTube, intitulado “TheBrothers”, ele tem mais de 900 mil inscritos. Seu vídeo mais famoso é de uma review de memes, que tem mais de 1 milhão de visualizações.
William Passos, que administrava as redes do tio, também afirmou em entrevista, que Gil vivia de um salário-mínimo da aposentadoria que obteve acesso ainda na década de 80. "Financeiramente meu tio estava quebrado. Se não fosse eu tomar a frente para ajudar, pela misericórdia de Deus, meu tio estava na miséria. Nninguém da família que ajudava o meu tio", afirmou.
Hermes e Renato
O programa de humor era transmitido pela extinta MTV, e contava com os integrantes, Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres, Adriano Pereira e Marco Alves. O grupo surgiu a partir dos primeiros personagens vividos pelos humoristas, Hermes, interpretado pelo Marco Alves, e Renato, vivido por Fausto.
Depois da MTV, o grupo passou para a Record e com um novo nome, “Banana Mecânica", posteriormente migraram para o YouTube e chegaram a assinar contrato com a FX Brasil na época.
Até hoje, Hermes e Renato existe e conta com mais de 450 mil seguidores no Instagram,e mais de 600 mil inscrito no YouTube, com Marco Alves, Felipe Torres, Adriano Pereira, e Franco Fanti.
Fausto Fanti faleceu em 2014
Um dos integrantes do grupo, Fausto Fanti, foi encontrado morto em seu apartamento na Zona Oeste de São Paulo. Na época, ele tinha 35 anos, e a polícia achou junto ao seu corpo, um cinto amarrado ao seu pescoço, indicando suicídio.
Fausto era irmão de Franco Fanti, que após cinco anos da morte do irmão, em 2019, declarou estar com depressão através das redes sociais. Ele também alertou o público sobre a importância de cuidar da saúde mental e ficar atento aos sinais da doença.
"Não ache que é frescura. Sentiu que sua cabeça não tá legal? Procure um psicólogo e um psiquiatra. Por favor, não fale ‘vai passar’ porque, para quem tem um desequilíbrio químico no cérebro, não vai. Entenda que pode atingir qualquer um”, enfatizou.
"Exponho minha intimidade, de forma que não costumo fazer aqui, na esperança que esse relato sirva de ajuda, alerta e inspiração para quem acha que não está com a saúde mental em dia. Busque ajuda. Não tenha preconceito. Eu achava que minha oscilação de humor e forma de pensar era normal de ser do signo de câncer e quando fui ver era depressão. Isso é uma piada, mas é real também", concluiu Franco Fanti, em sua publicação da época.