Entretenimento

Victor Frankenstein realmente existiu? Conheça história por trás do clássico

O cientista do clássico de Mary Shelley foi inspirado em experimentos reais; entenda a história

Mª Eugênia Cayres Lima

Victor Frankenstein realmente existiu? Conheça história por trás do clássico
Frankenstein (1931)

Uma das maiores e mais fascinantes histórias de terror de todos os tempos, Frankenstein foi inspirada em fatos reais. O livro "Frankenstein ou o Prometeu Moderno" é considerado um clássico e pioneiro da literatura de ficção. É um romance de terror muito conhecido e cultuado até hoje.

Seja nas adaptações teatrais ou do cinema, a obra escrita pela britânica Mary Shelley (1818), quebrou paradigmas e se popularizou. Existem diversos filmes em homenagem ao personagem.

Como Frankenstein vs. A Múmia (2015), produção que retrata um embate épico entre os dois monstros. Como será que a história dessas duas criaturas se cruzam? O desfecho você assiste gratuitamente em Bandplay.

Qual é a história do Frankenstein?

A origem da história de Frankenstein é baseada em casos reais. No século XIX, os experimentos chamados de eletricidade animal, iniciados pelo médico Luigi Galvani, eram bastante comuns. 

Ele, inclusive, é considerado a principal referência para construção de Victor Frankenstein, o cientista responsável por trazer à vida a criatura retratada no livro e presente nos filmes. Mary Shelley estava atenta a esses acontecimentos para compor seu livro. Segundo a história, ela usou de inspiração testes feitos por cientistas para trazer mortos de volta à vida. 

O jornal The Times acompanhou um desses procedimentos em 1803, quando um jovem chamado George Forster foi executado na prisão de Newgate, em Londres, após ser culpado por assassinato. Seu corpo foi levado para a Faculdade Real de Cirurgiões da Inglaterra onde além de ser dissecado publicamente, foi eletrocutado.

Apesar da inspiração para Frankenstein estar na vida real, o livro surgiu a partir de - pasmem! - um desafio. Mary e seu companheiro Percy Shelley passavam férias de verão na Suíça, na companhia de outros intelectuais. Em uma noite chuvosa, Percy propôs um passatempo: escrever uma história de fantasmas!

O cenário e ocasião perfeitos para nascer a história de Victor Frankenstein, o estudante de ciências naturais que decide construir sua obra-prima - um monstro - em laboratório.

Quem é o vilão de Frankenstein?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Nessa história, criador e criatura se misturam, mas vale analisarmos a partir do contexto em que o jovem estudante de medicina Victor Frankenstein deu a vida a uma criatura a partir de cadáveres.

Se aprofundarmos em uma visão crítica, o monstro não escolheu nascer, então passa a questionar sua própria existência e sobrevivência na sociedade. Complexo, né?

O monstro, abandonado pelo criador, começa a assimilar os sentimentos humanos e a compreender sua triste condição, revoltando-se contra Victor. 

Nesse conflito envolvendo ciência e o desejo idealista de criar um ser humano, ultrapassando  o limite da morte, nos faz refletir sobre quem é o verdadeiro monstro nesse clássico do horror.

Preparado para se aterrorizar com “Frankenstein vs. A Múmia”?

  1. Acesse o Bandplay clicando aqui.
  2. Se ainda não tiver conta, faça o cadastro – não demora nem um minutinho.
  3. Agora, escolha bem o horário para dar o play e aproveite essa sessão de arrepiar!

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais