Entretenimento

Você sabia? Quadrilhas são típicas da festa de São João somente no Brasil

Da Redação

Quadrilhas são elementos típicos da festa de São João no Brasil
Quadrilhas são elementos típicos da festa de São João no Brasil
Reprodução/Band

Apesar de ser uma das festas mais populares e amadas do nosso país, a festa de São João não nasceu no Brasil. A festa chegou ao país junto com a Corte Portuguesa, mas sofreu algumas alterações por aqui, já que em Portugal a festa tinha e ainda tem um caráter mais devocional. 

Primeiro, foram criados elementos simbólicos que deram um ar dramatúrgico à festa. Um deles é a quadrinha que foi adaptada, aliás, das danças da nobreza cortesã francesa. Assim, chegaram os anarrié e alavantú. Detalhe: a quadrilha não existe na festa de São João em outros lugares do mundo, somente no Brasil.

Outro símbolo da festa de São João são as fogueiras. Existem duas versões para o seu surgimento nas festividades. Uma diz que a tradição veio da Europa, já que a fogueira junina era uma parte da tradição dos festejos pagãos. 

A outra, “cristianiza” a fogueira. Conta-se que acender fogueira vinha do combinado entre as primas Maria e Izabel. Assim, quando João Batista estivesse perto de nascer, Isabel acenderia uma fogueira em cima de um monte para que Maria viesse de longe e corresse para ajudar. Ainda hoje, a fogueira é comum em todas as festas de São João pelo mundo afora.

E onde surgiu a festa junina?

A festa de São João teve origem nas celebrações pagãs, que aconteciam no solstício de verão, no hemisfério norte, para comemorar a colheita. Muito antes do cristianismo. Mas, com a expansão do Império Romano, as celebrações pagãs foram revestidas com o manto da Igreja Católica e se tornaram as festas de santos que conhecemos.

Mais notícias

Carregar mais