
Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fazerem suas escolhas ao Oscar. O filme “Ainda Estou Aqui” concorre em três categorias, Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional e tem chances reais de vitória.
Mas, afinal, como funciona o processo de votação do Oscar? Confira abaixo:
Votação online
Todos os quase 10 mil membros da Academia podem votar em qualquer categoria na primeira etapa – na primeira, atores indicam atores, diretores indicam diretores, etc.
Os membros acessam uma plataforma digital onde podem votar de forma secreta. Os membros não são obrigados a votarem e podem se abster de categorias caso desejem.
Assim que os votos são computados, eles são apurados pela empresa PricewaterhouseCoopers, responsável também pelos envelopes que são entregues no palco com os nomes dos vitoriosos – e que também gerou um dos momentos mais constrangedores da história da premiação em 2017, quando “Moonlight” venceu Melhor Filme, mas o envelope levava o nome de “La La Land”.
Como são escolhidos os vitoriosos?
Na maioria das categorias, é uma questão de maioria simples: quem conseguir mais votos, vence. Entretanto, a situação muda quando se fala em Melhor Filme.
Aqui, os votantes listam os longas em ordem que mais gostaram, ou seja, na 1ª posição o filme favorito e na 10ª o menos favorito.
Para conquistar o principal prêmio, o filme deve conquistar 50% ou mais de votos de “primeiro lugar”. Se isso não acontecer, se inicia um processo de eliminação.
O filme com menos votos é eliminado e as listas que tinham ele em primeiro lugar passam a ter o seu segundo lugar considerado como primeiro. Assim segue até que alguma obra obtenha 50% ou mais.