Notícias

Boi Calemba Pintadinho: conheça o grupo que tem tradição centenária no RN

Da Redação

Boi Calemba Pintadinho
Boi Calemba Pintadinho
Reprodução

Você conhece algum grupo centenário? O Boi Calemba Pintadinho, que reúne cantigas e dança, é uma tradição no Rio Grande do Norte e já tem 115 anos. Eles chegaram a se apresentar até mesmo na posse do presidente João Figueiredo, em 1970, assim como mostra o terceiro episódio do Zeca pelo Brasil, exibido nesta quinta-feira, 21.
 


O grupo é tradicional de São Gonçalo do Amarante, que foi considerado pelo historiador Câmara Cascudo como o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte.  

E depois de tanto tempo, a cultura e as tradições resistem por lá. Ao todo, são 25 integrantes em um manifesto que gira em torno da morte e ressurreição do boi. No meio das apresentações, entram histórias de amor, traição e dramas.

Esse tesouro de cantigas e danças vem sendo transmitido de geração em geração. Dê o play no vídeo e conheça mais sobre o grupo.

Zeca pelo Brasil é uma das atrações do Band Verão e vai ao ar todas as quintas-feiras do mês de janeiro, às 22h45, na tela da Band. O programa também é transmitido pelo Portal da Band, pelo canal oficial do YouTube e pelo aplicativo Band Play.