Notícias

Gíria potiguar: o que é galado no bom sentido?

Da Redação, com Zeca pelo Brasil

Mateus Angelo apresenta a gíria "galado" para Zeca Camargo
Mateus Angelo apresenta a gíria "galado" para Zeca Camargo
Reprodução/Band

O Zeca Pelo Brasil desta quinta-feira, 14, contou com a participação do criador de conteúdo Mateus Angelo para mostrar um pouco de Galinhos, cidade no litoral norte do Rio Grande do Norte conhecida pelas suas belezas paradisíacas, manguezais e salinas. 

Durante o bate-papo, Mateus ensinou a gíria “galado” para o apresentador Zeca Camargo. “Galado é uma palavra potiguar. Fomos uma base americana durante a Segunda Guerra Mundial e os americanos, ao irem para as 'casas da noite', iam em traje de gala”, contou. 

Apesar da origem pomposa, o termo inicialmente ganhou conotação pejorativa. “Os natalenses não gostavam dessas pessoas. Eram vistos como invasores, que iam pegar as mulheres deles. Naquela época, o pensamento era muito machista”, contou o influenciador. 

“Só que o galado hoje tem vários significados. Você quer xingar alguém, você fala: ‘Tu é um galado!’. Estou te xingando. Mas o galado também é bom, você vê um negócio positivo e diz: ‘Isso é um galado mesmo, muito bom’. Aí está elogiando. Tudo depende da entonação e do contexto”, completou. 

Mateus tem tatuado na perna a frase “galado, no bom sentido” que foi o que despertou a curiosidade de Zeca Camargo sobre o termo potiguar. Confira mais curiosidades no vídeo acima.