
Em fevereiro de 2024, João Fonseca ocupava a 655° posição no ranking da ATP e estava comprometido com a Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, já direcionando sua vida para o tênis universitário unido a uma graduação, sem se profissionalizar. Exatamente 1 ano depois, em 17 de fevereiro de 2025, João voltou ao Rio Open como número 68 do mundo e com seu primeiro título ATP em Buenos Aires.
Um pouco mais de 48 horas depois do título na Argentina, João foi eliminado na primeira fase do torneio brasileiro pelo francês Alexandre Muller. Essa derrota retira 100 pontos de Fonseca no ranking, que defendia a pontuação conquistada no ano passado.
Em novembro de 2023, João foi chamado como “parceiro de treino” para os jogadores que iriam disputar o ATP Finals, torneio que reúne os 8 melhores jogadores da temporada. Ele ficava disponível para os jogadores do torneio que buscavam uma espécie de “jogo-treino” antes das partidas oficiais. Um desses treinos foi Jannik Sinner, atual número 1 do mundo. Depois do treino, João relatou que os dois conversaram e contou que estava comprometido com o tênis universitário nos Estados Unidos. Sinner respondeu: “Você vai para uma universidade? Você é bom demais para isso, vá para o profissional”.
Menos de 3 meses depois, João recebeu um wild-card para a chave principal do Rio Open 2024, seu maior desafio até então. Com apenas 17 anos, ele chegou até as quartas de final e se apresentou para o mundo do tênis. Após a campanha marcante que o deixou na posição 343 do ranking, João publicou uma nota em suas redes sociais oficializando que seguiria com o tênis profissional, desistindo da carreira universitária e seguindo o conselho de Sinner.
“...nos últimos meses, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira em que eu simplesmente não poderia dizer não”, disse o comunicado.
Passado 1 mês de sua estreia no ATP 500 do Rio, João chegou a sua primeira final de um torneio Challenger (segundo nível mais alto de competição de tênis, atrás do ATP Tour) perdendo para o brasileiro Gustavo Heide na final. O resultado o deixou na posição 288 no ranking.
Em agosto de 2024, ele conquista seu primeiro título Challenger em Lexington, nos Estados Unidos, e se torna o 166° colocado no ranking mundial.
Em dezembro, a estrela brasileira é campeã invicta do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os 8 melhores jogadores com 20 anos ou menos. Pelo limite de idade, o torneio não contabiliza pontos no circuito.
Em janeiro deste ano, João começa o ano com seu segundo título challenger, em Camberra, que o deixa em 113° no ranking ATP.
Uma semana depois, seu primeiro Grand Slam, o Aberto da Austrália. Sem perder um set na fase qualificatória, João entra na chave principal e faz o melhor jogo de sua vida contra o russo Andrey Rublev, 9° do mundo, na primeira fase. Na segunda rodada é eliminado pelo italiano Lorenzo Sonego, resultado suficiente para sua entrada no top 100, ocupando a 99° posição do ranking.
De 655 para 68, após seu primeiro título do circuito ATP em Buenos Aires. A ascensão meteórica de João Fonseca no ranking em apenas 12 meses justificam as altas expectativas em volta do brasileiro de apenas 18 anos de idade. Mesmo com a eliminação na primeira rodada do Rio Open, João deve ficar em 76° do ranking e se prepara para voltar às quadras rápidas no Masters 1000 de Indian Wells e Miami.