Campeão da Libertadores com o Fluminense, Fernando Diniz convocou a Seleção Brasileira nesta segunda-feira (6) para os jogos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Sem Casemiro e Neymar, machucados, o técnico apresentou novidades na lista, especialmente no ataque: Endrick, do Palmeiras, e Paulinho, do Atlético-MG, foram chamados.
Além deles, o treinador dá uma chance para Pepê (Porto) e João Pedro (Brighton), preterindo Richarlison. O centroavante do Tottenham foi titular nos últimos compromissos da Seleção.
É um jogador [Endrick] que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil - Fernando Diniz.
O duelo contra a Colômbia será no dia 16 de novembro, em Barranquilla, às 21h (horário de Brasília). O confronto com a Argentina, por sua vez, está marcado para o dia 21, às 21h30, no Maracanã.
São os últimos compromissos em 2023 da Seleção, que está na terceira posição nas Eliminatórias, com sete pontos. Atuais campeões do mundo, os argentinos lideram com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Seis seleções sul-americanas se classificam de forma direta para a Copa, com o sétimo país indo para a repescagem.
Esta é a terceira convocação feita por Fernando Diniz, agora campeão da Libertadores pelo Fluminense, e a expectativa era mesmo por novidades na lista. Afinal, Casemiro, Neymar e Danilo estão machucados e não têm condições de jogo para os compromissos de novembro.
Por outro lado, Lucas Paquetá fica fora pela terceira convocação seguida. Ele vem sendo investigado pela federação inglesa de futebol (FA) por possível envolvimento em apostas esportivas. Diniz, que gosta do futebol do meia, levou o tema para discussão na CBF, mas não o convocou.
“Paquetá é um jogador que eu considero um dos melhores dessa geração, eu teria muito gosto em convocá-lo e provavelmente ele teria grandes chances de brigar pela titularidade, porque é um jogador que eu admiro muito. Pelo menos o que chegou para a gente até agora é que a investigação não andou, está no mesmo ponto. Ela não foi encerrada, então não tem nenhum fato novo”, explicou Diniz.
Prestes a fechar o calendário de 2023, o Brasil já tem partidas confirmadas para 2024. Nesta segunda-feira, a CBF anunciou um amistoso contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres. O duelo será no dia 23 de março de 2024, dias antes do confronto já confirmado contra a Espanha.
Convocação da Seleção Brasileira
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Lucas Perri (Botafogo)
Laterais
- Emerson (Tottenham)
- Carlos Augusto (Inter de Milão)
- Renan Lodi (Olympique de Marseille)
Zagueiros
- Bremer (Juventus)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (PSG)
- Nino (Fluminense)
Meio-campistas
- André (Fluminense)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- Joelinton (Newcastle)
- Raphael Veiga (Palmeiras)
- Rodrygo (Real Madrid)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Gabriel Jesus (Arsenal)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- João Pedro (Brighton)
- Paulinho (Atlético-MG)
- Pepê (Porto)
- Raphinha (Barcelona)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)