
Após retornar ao topo das corridas de resistência em 2023, vencer as 24 Horas de Le Mans em sua edição centenária e terminar o campeonato de construtores na terceira colocação, a Ferrari esperava terminar 2024 de uma forma bem melhor.
Esse é o pensamento do chefe global de desenvolvimento de endurance da Ferrari, Antonello Coletta. Em entrevista ao WEC, o CEO falou que apesar dos resultados, o time poderia ter ido mais longe.
“Conseguimos ótimos resultados, mesmo tendo vencido menos do que poderíamos ter vencido”, disse.
Coletta também se desculpa com os fãs pelo incidente em Imola, onde um erro de estratégia acabou com a corrida os três carros da Ferrari que largaram nas três primeiras colocações.
“Lamentamos o incidente em Imola, onde perdemos a chance de entregar imensa alegria aos fãs, tendo começado em primeira, segunda e terceira posições diante de uma multidão incrível. Infelizmente, cometemos um erro ao escolher quando fazer o pit stop para uma troca de pneus, e pagamos por isso”, comentou.
Apesar dos erros, o desempenho da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans, ao conquistar seu segundo triunfo consecutivo em La Sarthe, foi o ponto alto da equipe em 2024.
“Le Mans foi excepcional. Ter seis pilotos no pódio mais famoso e importante em corridas de resistência foi uma conquista fantástica e, de uma perspectiva técnica, vencemos pela segunda vez consecutiva com o mesmo veículo, sem nenhuma atualização”, finalizou.
O campeonato de 2025 terá início no dia 28 de fevereiro, no Catar, com uma corrida de 1.812 km com duração máxima de oito horas. Os testes de pré-temporada acontecem uma semana antes da corrida no Circuito Internacional de Losail.