Seiko Hashimoto foi anunciada oficialmente como a nova presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As informações são de Juliana Yamaoka, da BandNews FM.
“Não vou poupar esforços para o sucesso do evento”, disse ela, que chega para assumir a vaga de Yoshiro Mori, ex-primeiro-ministro do Japão, que deixou o cargo na semana passada depois de provocar um escândalo por falas machistas.
Mori afirmou que as mulheres competem para falar mais e são irritantes em reuniões da entidade. A declaração fez com que quase 300 pessoas desistissem do cargo de voluntário da Olimpíada, e o Comitê Olímpico Internacional, a população japonesa e os patrocinadores do evento também repudiaram a fala.
Seiko Hashimoto, de 56 anos, ocupava o cargo de ministra dos Jogos Olímpicos e é ex-atleta do ciclismo e da patinação, tendo disputado sete edições do evento (três de verão e quatro de inverno) nos anos 80 e 90. Em 1992, conquistou medalha de bronze nos Jogos de Inverno de Albertville (França).
Saiba mais no vídeo abaixo:
A pouco mais de cinco meses dos Jogos (a abertura está marcada para 23 de julho), pesquisas recentes apontam que 80% da população japonesa é favorável ao adiamento ou o cancelamento da Olimpíada.
Já o COI confirma a realização do evento em meio à pandemia do coronavírus e trabalha com três cenários diferentes. O pior deles é sem público, com muitas restrições de distanciamento e os atletas concentrados em uma bolha.