Esportes

Austrália vence Peru nos pênaltis com goleiro 'doidão' e vai à Copa do Mundo

O espalhafatoso goleiro australiano Redmayne entrou no jogo só para a disputa de pênaltis e saiu como herói

Matheus Monteiro 13/06/2022 • 18:10 - Atualizado em 13/06/2022 • 18:49
Redmayne (à esq.) comemora classificação da Austrália para a Copa do Catar com Behich
Redmayne (à esq.) comemora classificação da Austrália para a Copa do Catar com Behich
Mohammed Dabbous/Reuters

A Austrália se classificou para a Copa do Mundo após vencer o Peru nos pênaltis nesta segunda-feira (13), depois de um 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, e 5 a 4 nas cobranças, no Al Rayyan Stadium, no Catar.

O jogo, pela repescagem das eliminatórias, foi marcado por uma invasão peruana no estádio. No campo, porém, o herói foi o goleiro australiano Andrew Redmayne e seu estilo espalhafatoso.

A partida foi de baixo nível técnico. Peru e Austrália criaram pouquíssimas chances de gol, com raríssimas finalizações e um notório nervosismo no lado peruano. Apesar de contar com jogadores de tecnicamente melhores, o time do técnico argentino Ricardo Gareca não conseguiu em momento algum traduzir a superioridade em domínio, a não ser nos minutos finais da prorrogação.

No lado australiano, a frieza deu o tom. Mesmo sem criar chances claras, o time da Oceania mostrou ter os nervos no lugar para levar a partida pelo menos para a disputa de pênaltis. E foi o que aconteceu.

No fim da prorrogação, já de olho nas cobranças de pênaltis, a Austrália substituiu o goleiro titular Matthew Ryan pelo reserva Andrew Redmayne. A “arma secreta” acabou resolvendo.

Com um estilo espalhafatoso, em que pulava de um lado para outro antes da cobrança para distrair os batedores, Redmayne fez uma defesa, o suficiente para colocar a Austrália na Copa.

Nas cobranças alternadas, o arqueiro pegou a batida de Valera e classificou a Austrália para a sexta Copa do Mundo do país, a quinta seguida.

Com a classificação a Austrália vai para o Grupo D, que tem França, Tunísia e Dinamarca. Veja a tabela completa.