Blog do Livio Oricchio

De volta à Band – e agora com 500 GPs no currículo

admin_livio_oricchio 01/09/2021 • 09:42

Olá amigos!

O bom filho a casa torna, você já deve ter ouvido falar. Na década de 90 fui repórter e comentarista de F1 da Rádio Bandeirantes, viajando pelo mundo com a competição. Agora, 20 e tantos anos mais tarde, regresso ao Grupo Bandeirantes a fim de fornecer conteúdo sobre a F1 para a sua plataforma digital. E com que prazer e gana de produzir! Só tenho boas recordações daquele tempo. Cresci como profissional e como pessoa.

Quase ninguém sequer imaginava, naquela época, que o mundo iria dispor de uma rede de comunicação capaz de revolucionar literalmente tudo o que a humanidade faz desde as primeiras civilizações, há algo aí como seis mil anos. Sim, refiro-me à internet.

É nesse universo incomensuravelmente vasto, na realidade ilimitado, rico que navegaremos. A ferramenta é o meu blog, o Blog do Livio Oricchio.

Da primeira experiência na Rádio Bandeirantes a agora assinatura deste meu espaço editorial no site muita coisa se passou e mudou. Uma, porém, não: a minha paixão pelo jornalismo e pelas múltiplas nuanças da F1, extensivas para bem além do aspecto puramente esportivo.

Ayrton Senna costumava dizer: “A F1 é um grande negócio. Depois, uma disputa tecnológica no mais alto nível. E a seguir, esporte”.

Acrescente ao meu interesse intacto por isso tudo a minha maior experiência hoje, pois sigo realizando a mesma atividade profissional. Já são mais de três décadas e a presença em quase 500 GPs no currículo.

Sem mencionar a visita a cerca de 60 países, o que inevitavelmente oferece a possibilidade de desenvolver uma visão mais pluralista das coisas.

Vamos compartilhar no meu blog essas emoções, vivências, as lições aprendidas e as ainda por aprender. Vamos desmistificar juntos as notícias da F1, mostrar em que contexto se inserem, o que está, de fato, em jogo, os interesses envolvidos, analisá-las em detalhes.

Como? Através de textos, vídeos, podcasts e mesmo lives, sempre com a minha receita, a de procurar ir mais a fundo nas questões abordadas.

Tenha um pouquinho de paciência para ler textos ou assistir a vídeos mais longos. Acredite: podem te dar outra percepção do que discutimos. Você passa a dispor de mais elementos para tirar suas conclusões. Elas se tornam melhor embasadas. Geram mais prazer.

Entendeu melhor, agora, o porquê de o meu trabalho no blog, sem presunção, poder ser sintetizado pela frase “A F1, em raio X!”?

Este espaço é também destinado ao confronto sadio de opiniões distintas. Precisamos delas. Crescemos com elas. Portanto, expresse o que pensa!

Fica aqui o meu convite para nos encontrarmos com frequência no Blog do Livio Oricchio, no site da Band. Grande abraço!