Blog Grid
Notícias

As primeiras mulheres a pilotar um carro de Fórmula 1 na Arábia Saudita

Emanuel Colombari 24/03/2022 • 08:47
Imagem: Alpine/Divulgação
Imagem: Alpine/Divulgação

Até junho de 2018, as mulheres eram proibidas de dirigir carros na Arábia Saudita. Agora, pela primeira vez, elas pilotaram carros de Fórmula 1 no país.

O feito coube a Aseel Al Hamad e Abbi Pulling, a bordo de carros da Alpine. Aseel é saudita e, além de pilotar, é dirigente automobilística no país, representando a Arábia Saudita na Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA. Abbi é britânica, compete na W Series e integra o programa de pilotos afiliados da equipe francesa.

Leia também:

A exibição da dupla aconteceu no último domingo (20) nos arredores de Riad, capital do país. Para o evento, foi utilizado um modelo E20, usado pela então equipe Lotus na temporada 2012 da Fórmula 1. O carro foi pintado com as cores azul e rosa, utilizadas pela Alpine em 2022.

As duas pilotaram o carro por alguns locais bastante conhecidos da região de Riad, como a cidade de Daria (patrimônio mundial da Unesco) e o Distrito Financeiro de Rei Abdullah. A agenda contou com o apoio da Autoridade Saudita de Turismo.

Imagem: Alpine/Divulgação

“Foi lindo pilotar com a Alpine mais uma vez, e ainda mais especial fazer isso no meu país, a Arábia Saudita, e na minha cidade natal, Riade. Espero que isso inspire mais gerações a se apaixonarem pela Fórmula 1 e que mais mulheres considerem o automobilismo como uma carreira futura”, disse Aseel, que já havia pilotado um carro da equipe em 2018, no circuito francês de Paul Ricard.

“Fiquei muito feliz em conhecer Abbi, uma garota adorável com muita ambição e uma paixão incrível pelas corridas. Ela mostra que, com bastante motivação, as meninas podem se tornar pilotos profissionais. É importante que mostremos exemplos para demonstrar à geração mais jovem que podem ser elas no futuro: não importa o seu sexo; você precisa mostrar seu talento. Estarei torcendo por elas e abrindo as portas, e espero vê-las nos pódios em um futuro próximo.”

De acordo com a Alpine, a iniciativa com a dupla “demonstrou que as oportunidades no automobilismo e no reino (da Arábia Saudita) estão sendo criadas por e para mulheres”. Durante o GP da Arábia Saudita deste final de semana, os carros da equipe exibirão a marca Visit Saudi.

A experiência foi a primeira de Abbi Pulling em um carro de Fórmula 1. “Foi tudo que eu esperava e mais”, disse a britânica, que completou 19 anos um dia depois da exibição.

Imagem: Alpine/Divulgação

“Eu comecei a correr quando tinha 8 anos, sempre querendo chegar à Fórmula 1, e estou muito feliz de ter chegado um pouco mais perto. É muito importante para a indústria encorajar e apoiar jovens talentos femininos para que atinjam seus objetivos”, afirmou.

Para Laurent Rossi, diretor-executivo da Alpine, a presença “de duas mulheres pilotando um carro de Fórmula 1 pela capital da Arábia Saudita, passando por monumentos históricos e chegando ao coração da cidade mostra que qualquer pessoa com pilotagem suficiente pode seguir seus sonhos no automobilismo”.

Emanuel Colombari