Blog Grid
Notícias

Aston Martin usa peças do próprio carro de 2021 em simulador para Sebastian Vettel

Emanuel Colombari 15/03/2022 • 13:28
Imagem: Aston Martin/Divulgação
Imagem: Aston Martin/Divulgação

Você já deve ter visto um pessoal que investe pesado para jogar games de Fórmula 1 em casa. Aquele simulador com assento personalizado, pedais próprios, controle no volante...

Mas nada se compara com o simulador que a Aston Martin entregou a Sebastian Vettel.

Em 2021, Vettel não conseguiu usar o simulador da fábrica da equipe como gostaria para fazer o reconhecimento de pista antes do Grande Prêmio da Arábia Saudita, que estreava no calendário. Coincidência ou não, sem essa adaptação à pista de Jidá, o alemão teve um desempenho apagado no fim de semana: foi eliminado ainda no Q1 no sábado, largando em 17º, e abandonou a corrida do domingo no fim após um acidente.

Leia também:

Era a prova de que a equipe precisava levar adiante um projeto iniciado meses antes, em abril. No segundo semestre daquele ano, a Aston Martin começou a trabalhar em um simulador específico para Vettel, que pudesse oferecer um trabalho realístico ao piloto.

O resultado: um simulador construído com peças do chassi do AMR21 (modelo usado pelo time na última temporada), com direito a assento e cintos de segurança do carro do próprio tetracampeão.

Imagem: Aston Martin/Divulgação

Para dar a Vettel uma experiência ainda mais realística, a Aston Martin criou uma estrutura metálica para sustentar o equipamento, que conta com três telas – segundo a equipe, “uma versão com duas telas se mostrou limitada”.

“Isso significa que o tetracampeão mundial pode levar em consideração suas próprias sessões de simulador em sua preparação para cada Grande Prêmio deste ano, demonstrando seu compromisso em extrair todo o desempenho que puder”, acredita a Aston Martin.

Imagem: Aston Martin/Divulgação

Se você quer um desses em casa, é melhor não se animar. Procurada pelo site The Drive, a escuderia britânica não relevou o valor investido no simulador, nem ofereceu dados a respeito do sistema operacional.

Emanuel Colombari