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O que mudou no traçado de Albert Park para o GP da Austrália de 2022

Emanuel Colombari

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Você certamente se acostumou a ver o circuito de Albert Park, palco do Grande Prêmio da Austrália desde 1996. Quantas madrugadas vendo a largada e a curva 1 (Brabham) para a direita? Certeza de muita gente freando o mais em cima possível para tentar ganhar posições ali.

Depois de duas temporadas de fora da F1, a etapa australiana está de volta em 2022. Mas com mudanças no traçado de Melbourne. São poucas, mas algumas merecem mais destaque e serão facilmente perceptíveis.

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A partir deste ano, o percurso ficou um pouco menor: passou de 5,303 km para 5,279 km. Isso porque o número de curvas foi reduzido, de 16 para 14. E para constar, o pitlane também está mais largo, ganhando dois metros a mais – agora, a distância entre o muro da pista e o limite dos boxes é de 14 metros.

A principal mudança veio no segundo setor, no trecho onde ficavam as curvas 9 (a Clark, mais fechada para a direita) e 10 (mais suave para a esquerda). A partir de agora, o trecho é praticamente uma reta, ligando a saída da curva 8 (à direita) para a entrada da então curva 11, agora curva 9 (à esquerda), que abre o terceiro setor.

Antigas curvas 9 (à direita) e 10 (à esquerda) viraram uma reta (Imagem: Reprodução)

A tendência é que os pilotos cheguem a uma velocidade de 330 km/h no trecho, que Daniel Ricciardo classificou como “extremo e incrível”.

“O novo desenho de Albert Park é concentrado em melhorar a corrida e o espetáculo, para criar mais oportunidades para ultrapassagem”, afirmou o piloto da McLaren, segundo o site oficial da prova. “É um belo circuito, mas sempre foi um pouco complicado para ultrapassar. Então, tentamos explorar algumas áreas para permitir mais vácuo, mais chance de ultrapassar nas freadas”, completou.

Mas essa não foi a única mudança implementada para 2022. As curvas 1, 3, 6 e 13 estão mais largas para permitir que os carros entrem com mais velocidade.

No terceiro setor, a curva 11 (antiga curva 13) foi redesenhada. O trecho anterior a ela ganhou alguns metros para que ela pudesse ser um pouco mais aguda – o que, segundo a organização, deve dar mais oportunidades de ultrapassagem naquele ponto.

Nova curva 11 (antiga 13) ganhou alguns metros antes, deixando a virada um pouco mais aguda (Imagem: Reprodução)

Para Daniel Ricciardo, as mudanças criaram um cenário otimista. “O que queremos são domingos melhores. Corridas melhores, disputas melhores”, afirmou, prevendo um “incrível espetáculo” no reformulado GP da Austrália diante do novo regulamento.

Quer ter uma ideia de como ficou? O amigo Pedro Lopes indicou esse vídeo aqui simulando câmeras onboard nas duas versões da pista.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.