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Pirelli encerra testes com pneus para a temporada 2022 da F-1. E agora?

Emanuel Colombari

A Pirelli concluiu nesta segunda-feira (18) uma série de testes com os novos pneus que a Fórmula 1 utilizará a partir de 2022. Saem os compostos de 13 polegadas, entram os de 18 polegadas.

De acordo com a fabricante, a mudança para pneus de perfil mais baixo trará novidades à categoria, e isso exige um “intenso programa de pesquisa e desenvolvimento” dos compostos.

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Partindo quase do zero, os engenheiros precisaram repensar cada elemento dos novos pneus. Ao todo, foram 36 dias de testes desde o início de 2020, sendo 28 dias ao longo de 2021 – o cronograma foi atrasado em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo a Pirelli, o programa contou com mais de 10 mil horas de testes internos, mais de 5 mil horas de simulação e mais de 70 protótipos desenvolvidos virtualmente, resultando em 30 tipos que foram fisicamente testados pelos pilotos. Os testes envolveram 19 pilotos da F-1, sendo 15 titulares – coube ao russo Daniil Kvyat, atualmente reserva da Alpine, realizar o último dia de testes em Paul Ricard, na França, com pneus de chuva.

“Com este último teste no molhado, finalmente fechamos nosso cronograma de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas. No ano passado, com a pandemia da Covid-19, tivemos que revisar nosso programa de teste totalmente, cancelando os testes em andamento para nos concentrarmos na simulação, bem como no desenvolvimento e modelagem virtuais”, explicou Mario Isola, gerente mundial de automobilismo da Pirelli.

Segundo Isola, os testes virtuais ajudaram a “otimizar o número de protótipos físicos produzidos” para que a empresa pudesse realizar normalmente os testes em pista ao longo de 2021. Com o cronograma cumprido até aqui, a fabricante já vislumbra os pneus que deverá utilizar na Fórmula 1 em 2022.

“Iniciamos o processo de desenvolvimento com o perfil, antes de passar para a construção de base e, finalmente, nos concentrando nos cincos compostos que iremos homologar para o próximo ano. Os resultados até agora obtidos foram alcançados com a contribuição dos pilotos que atualmente correm no campeonato, aspecto vital para nós, ainda que utilizando carros de testes”, disse o dirigente.

Segundo a Pirelli, os pilotos deram 4.267 voltas nos testes, acumulando cerca de 20 mil quilômetros. Ao todo, 392 jogos de pneus foram utilizados, totalizando 1.568 pneus. Ainda assim, a fornecedora prevê mais testes antes de bater o martelo.

“No próximo ano, ainda teremos alguns dias de teste à nossa disposição, o que nos permitirá afinar o pneu 2022 com os novos carros, se necessário. Assim que a especificação for validada pela FIA, os pilotos terão a chance de experimentar os pneus definitivos de 18 polegadas no teste após o GP de Abu Dhabi (12 de dezembro), embora tenhamos que esperar pelos testes de pré-temporada do próximo ano para ver esses pneus em ação nos carros de 2022 pela primeira vez”, concluiu.

Imagens: Pirelli/Divulgação

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.