Notícias

Sauber-Audi: o que se sabe sobre possível acordo na F1 para 2026

Emanuel Colombari

Imagem: Audi/Divulgação
Imagem: Audi/Divulgação

Não é novidade para ninguém que a Volkswagen vai entrar na Fórmula 1 em 2026 com duas de suas marcas, a Audi e a Porsche. A tendência é que a chegada se dê por meio de parcerias com equipes que já estão no grid – Red Bull e McLaren são as mais cotadas, mas a Williams também já foi citada entre as especulações.

O rumor da vez, no entanto, vem da Suíça e aponta para a direção. De acordo com o jornal Blick, a Sauber - que esteve perto de ser assumida pela Andretti - é a mais nova candidata a parceira da Audi para a entrada na F1.

Leia também:

A publicação afirma que a McLaren abriu mão de uma possível parceria, já que não estaria disposta a ceder um grande controle acionário à VW. Como o acerto entre Red Bull e Porsche estaria próximo (e deve ser anunciado já em julho, segundo o diário), a montadora estaria em busca de uma parceira para a Audi.

E é aí que entraria a Sauber, que atualmente é responsável pelas operações da Alfa Romeo na Fórmula 1. Embora o jornal cite outras concorrentes, como Williams e Aston Martin, assegura que as conversas com o time fundado por Peter Sauber estão bem adiantadas.

Imagem: Alfa Romeo Orlen/Divulgação

“Não entendo por que a Sauber e a Audi ainda estão escondendo sua parceira”, afirmou um dirigente da equipe, cujo nome não foi citado, ao jornal. “Há muito tempo que a Audi garantiu 25% das ações. E mais 50% estão por vir. São realmente grandes somas de dinheiro”, assegurou.

Ainda conforme o jornal, o fato de a Audi utilizar o túnel de vento da Sauber em Hinwil (Suíça) para desenvolvimento de seus carros de competição coloca a equipe suíça na lista de favoritos à parceria.

O chefe de equipe da Alfa Romeo na F1, Frédéric Vasseur, não comentou o rumor. Ao Blick, disse apenas considerar a Williams como favorita. “Eles têm relações muito boas com a Volkswagen”, argumentou.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.