Notícias

E se você estiver dirigindo e encontrar a cópia de um Fórmula 1 na estrada?

Emanuel Colombari

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você estiver dirigindo pelas estradas da Tchéquia, corre o risco de encontrar um carro de Fórmula 1 na pista ao lado.

Bem, quase isso. Na verdade, um carro da antiga GP2 (atual Fórmula 2) pintado nas cores da Ferrari.

O registro foi feito nos 18 km que separam as cidades de Dobris e Pribram, próximas à capital Praga, e publicado pelo site Idnes.cz no último sábado (13). Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver o piloto conduzindo o carro a uma velocidade semelhante à dos carros de passeio, ultrapassando e sendo ultrapassado.

(Aliás, curiosidade: você sabia que Jorge Amado e Zelia Gattai moraram em Dobris na década de 1950?)

E olha que o registro não é inédito. O mesmo piloto misterioso já vem sido visto com sua “Ferrari” pela região pelo menos desde setembro de 2018.

De lá para cá, as autoridades locais pediram ajuda para identificar o motorista, suspeito de violar leis de trânsito do país – segundo o Idnes.cz, veículos de corrida são proibidos de circular em estradas tchecas, o que não chega a ser uma surpresa.

Leia também:

Um suspeito chegou a ser localizado na época, mas negou todas as acusações e escapou de punições – que iam desde uma multa e podiam chegar até à cassação da licença para dirigir e à prisão. Como o piloto sempre usa capacete, torna a identificação mais complicada.

Em março de 2020, após o anúncio da suspensão do processo contra o suspeito, a Sociedade de Proteção aos Motoristas - entidade que defendia legalmente o motorista em questão - criticou os policiais que não pararam o carro na pista em ocasiões anteriores.

“Podemos parar imediatamente (o veículo) dada a classificação da infração”, afirmou Tomas Blecha, executivo da entidade na ocasião. “Ninguém parou o veículo, então não se pode dizer inequivocamente que estaria realmente impossibilitado (de ser dirigido).”

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.