Blog Grid
Notícias

Enzo Fittipaldi colhe frutos de aposta e estreia na Fórmula 2 em Monza

Emanuel Colombari 08/09/2021 • 18:11
Imagem: Dutch Photo Agency/RF1
Imagem: Dutch Photo Agency/RF1

Tem novidade brasileira no grid da Fórmula 2 neste fim de semana. A partir da etapa de Monza (Itália), Enzo Fittipaldi estreia na categoria a bordo de um dos carros da Charouz. A outra vaga do time é do também brasileiro Guilherme Samaia.

No entanto, em cima da hora, pintou o convite para disputar a FIA Fórmula 3 pela própria Charouz. E Enzo não pensou duas vezes: deixou os Estados Unidos e voltou para a Europa a tempo de pegar a primeira corrida da temporada da F-3.

Na segunda temporada pela categoria, a primeira pela Charouz, Enzo Fittipaldi disputou quatro etapas (com três corridas cada), e conseguiu um segundo lugar em Hungaroring como melhor desempenho. Mas quando a Charouz dispensou o alemão Diego Beckmann de sua equipe na Fórmula 2, não precisou procurar muito para encontrar um substituto.

Assim, Enzo disputa as quatro últimas etapas da temporada (Monza, Sochi, Jedá e Abu Dhabi) pela Charouz. Beckmann, por sua vez, conseguiu uma vaga na Campos, no carro que já foi do brasileiro Gianluca Petecof (agora na Fórmula Regional Europeia) e que vinha sendo pilotado pelo italiano Matteo Nannini.

Imagem: Instagram/Reprodução

Para Enzo, que optou por continuar correndo na Europa, é a chance de subir mais um degrau no caminho à Fórmula 1. “Estou muito animado com a minha estreia na F2, é uma categoria na qual eu sempre sonhei em competir e fico muito feliz com a oportunidade que a Charouz Racing System está me dando. É a categoria mais próxima da Fórmula 1 e vou seguir trabalhando para atingir este objetivo nos próximos anos. Tudo começa neste final de semana em Monza”, comemorou o brasileiro, feliz com a chance dada pela Charouz.

“Foram meses muito empolgantes na F3 em 2021 e pude evoluir bastante. Tenho certeza que juntos poderemos conquistar muita coisa também na F2, então o trabalho seguirá intenso e produtivo nos próximos meses. Vamos com tudo para este primeiro desafio e espero conquistar um bom resultado”, completou.

A dupla formada por Enzo Fittipaldi e Guilherme Samaia é especial. Vai ser a primeira vez desde 2006 que dois brasileiros serão companheiros na Fórmula 2. A última vez que isso aconteceu foi nas temporadas 2005 e 2006, quando Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão correram pela Piquet Sports. A categoria ainda era conhecida como GP2.

“O Enzo é um cara muito legal, divertido, tem escola e tem experiência, então vai saber se adaptar ao carro da Fórmula 2. Legal ter essa dupla 100% brasileira. A gente se entendeu bem pelo pouco tempo que tivemos juntos, então acho que vamos trabalhar bem nessa comunicação e fazer o melhor pelo time”, disse Samaia.

A programação da etapa de Monza da Fórmula 2 começa na sexta-feira (10), com treino livre às 6h20 e sessão de classificação a partir das 11h50. No sábado (11), os pilotos disputam a sprint race 1 ás 3h50 e a sprint race 2 às 9h45. A feature race acontece no domingo, com largada às 5h25 (horários de Brasília). Você pode acompanhar tudo no BandSports.

Imagem de abertura: Dutch Photo Agency/RF1

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.